TEMA: O aquecimento global no Brasil

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Re: TEMA: O aquecimento global no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Qua Mar 30, 2016 10:36 am

A inestimável realidade

É sabido que o aquecimento global no Brasil está trazendo severas consequências para a população. As atitudes dos brasileiros são as causas principais das tragédias ambientais. Porém, essa realidade pode ser modificada através das mudanças de hábitos[quais hábitos?] e do cuidado com o ambiente.[tese muito senso comum, não acha?]

O aquecimento global é o aumento de temperatura do planeta provocado pelo efeito estufa. No Brasil são perceptíveis suas consequências, como a elevada temperatura em diversas regiões, o aumento das secas no nordeste, como também o crescente nível de chuvas e tempestades em regiões litorâneas.[fontes?][parágrafo descritivo]

Os próprios habitantes são os responsáveis por todos esses acontecimentos. O desmatamento e a queimada das florestas, assim também como a emissão de poluentes na atmosfera são uns dos exemplos das atitudes do homem para aumentar o efeito estufa e, consequentemente, problemas ambientais.[podia ter colocado algum dado][parágrafo descritivo]

Os brasileiros poderiam mudar alguns hábitos que fariam a diferença no cuidado com o meio ambiente. Como exemplo, existe o Tratado de Kyoto assinado por alguns países, porém outros preferem não assinar e deixar de cuidar do próprio ambiente que vive, em detrimento de ganhos financeiros.[parágrafo confuso]

Conforme exposto, o aquecimento global[,] no Brasil[,] é uma realidade que pode ser amenizada ou até mesmo modificada. Os brasileiros devem substituir o combustível do automóvel pelo a gás[qual gás?], deixar de fazer queimadas[quais queimada?], diminuir a quantidade de gases poluentes emitidos pelas fábricas[tem isso no texto?], para que se tenha um ambiente saudável para viver.

Considerações finais: []

  • Geral: Redação bem senso comum, concorda?
  • Introdução:
  • Desenvolvimento: Sua estrutura está perfeita, porém, você precisa aprofundar mais no tema,
  • Conclusão:

Nota:
 
I120O participante demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos desvios leves. Assim, há certos desvios que ocorrem em várias partes do texto, revelando que um ou mais aspectos da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não configurem falta de domínio absoluto do padrão da linguagem escrita formal. Assim, o participante que realizar alguns desvios graves ou gravíssimos, ou muitos desvios leves, pode receber essa pontuação.
II120O participante desenvolve de forma adequada o tema, mas apresenta uma abordagem superficial, discutindo outras questões relacionadas. Desenvolve uma argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta explicitamente uma tese, detendo-se mais no caráter dissertativo do que no argumentativo. Reproduz ideias do senso comum no desenvolvimento do tema.
III120O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. As informações são aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao tema. O texto revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
IV160O participante articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, no entanto, conter alguns desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio dos recursos coesivos.
V80O participante elabora proposta de intervenção relacionada ao tema de forma precária, não articulada com a discussão desenvolvida no texto, ou com desenvolvimento precário dos meios para realizá-la.
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