Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela: por que o Brasil não consegue acabar com o Aedes Aegypti?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela: por que o Brasil não consegue acabar com o Aedes Aegypti?

Mensagem por Lindy Rames em Qui Dez 07, 2017 6:36 pm

Já faz algum tempo que Brasil vem tentando controlar as inúmeras enfermidades causadas pela picada do mosquito Aedes Aegypti, dentre elas estão a febre, o cansaço, mal-estar. Porém o problema mesmo se dá ao fato de, além do mosquito ser o causador desses fatores, ele está intimamente ligado ao enorme número de recém-nascidos com microcefalia, tornado o problema social e político ainda maior.
A multiplicação desse mosquito se tornou descontrolada, e só no Nordeste, já foram confirmados 1.494 casos de recém nascidos portadores da microcefalia segundo o portal da saúde. Tal conjuntura vem trazendo tormento a população e principalmente as mulheres grávidas.
Em uma entrevista dada pela presidenta Dilma Rousseff ao ministério da saúde, ela afirmou que “estamos perdendo a luta contra o mosquito”. E diante dessa situação de impotência, a justificativa mais tentadora e imediata é culpar ao poder público e apontar falhas na gestão.
Porém o problema real não mora aí, e sim na convicção que a sociedade adquiriu no sentido do Estado resolver tudo, uma vez que o SUS trouxe a ideia de fazer todo o serviço de forma gratuita e de qualidade, permitiu que a sociedade ficasse a mercê da espera. Logo essa centralização ao poder político sufocou iniciativas da comunidade civil. E por conta disso, a epidemia tem se alastrado tanto, pois é evidente a necessidade de todos nessa luta.
Diante dos fatos expostos é nítido que a maneira mais eficaz de combater o mosquito, é garantir que os cidadãos assumam o protagonismo nessa luta. Assim poderá o governo junto aos meios midiáticos incentivar os cidadãos, por meio de palestras e técnicas de, como evitar água parada e denunciar aos sanitaristas os ambientes infectados. Assim poderá todos desempenhar o seu papel de agentes na transformação social e acabar de uma vez por todas com o mosquito Aedes Aegypti.

Lindy Rames
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 07/12/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum