Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Mensagem por ANNA1292 em Dom Nov 12, 2017 9:37 pm

No Brasil, problemas relacionados a formação educacional dos surdos oportunizam reflexões sobre preconceito e a falta de valorização desses indivíduos na sociedade. Nessa perspectiva, cabe o Estado e a população encontrar maneiras de minimizar essa situação.
Nos últimas cincos anos tem arrefece matrículas de alunos surdos na educação básica. Isso sugere que, os familiares busque assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, pois o conhecimento para esse indivíduo dará a ele formas de vencer o preconceito na sociedade e encontrar suas maiores qualidades.
No país, demorou cerca de 145 anos para ter o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Um retrocesso que para uma sociedade que segundo o IBGE 6% da população possui algum tipo de deficiência. Com efeito, a população brasileira precisa respeitar as diferenças e aceitar que todos têm o mesmo direito no trabalho, no ensino escolar, no laser, entre outros. O indivíduo precisa ser valorizado na sociedade.
A lei 13.146 de 2015, já mostra avanços que deixa claro formas de promover a autonomia e a participação desse indivíduo nas escolas. Outro fator que corrobora é a inclusão desses jovens nos vestibulares para que eles não se prive somente com ensino médio, mas também ter uma graduação para que consigam oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, será uma forma de enxergar o valor desse indivíduo como um profissional capacitado a diversas funções.
Dessa forma, para minimizar essa situação encontrada na formação educacional dos surdos no Brasil o Estado juntamento com o MEC deve exigir das escolas e universidades as matérias de Libras e Sociologia voltada para o preconceito e a falta de valorização que o indivíduo sofre como obrigatória, para que a população saiba se comunicar e entender que as diferenças é a sociedade que coloca e não o indivíduo. Como disse Oscar Wilde " o primeiro passo é sempre uma evolução para o homem e a nação".

ANNA1292
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum