TEMA: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Mensagem por Kaick Moraes em Qua Nov 08, 2017 5:52 pm

“Um país é feito de homens e livros”, disse Monteiro Lobato. Sendo a base mais sólida e segura para qualquer nação, o sistema educacional de um povo e seu funcionamento merecem atenção e demandam responsabilidades. Tal sistema não pode, e nem deve, ser excludente, sendo acessível a todos, inclusive portadores de necessidades auditivas. Estes, vistos injustamente como incapazes, são subjugados e sub valorizados. Porém, possuem habilidades e possibilidades de sucesso tanto quanto qualquer outro cidadão brasileiro. Apesar de difícil, com empenho e medidas corretas é claramente possível incluí-los de forma plena em nosso sistema educacional.

Desde os tempos primitivos, portadores de necessidades especiais eram vistos como um “peso” a serem carregados. Na cultura, e na mentalidade humana, essa visão foi perpetuada. Hoje, em uma época de intensa evolução tecnológica e moral, se faz necessário o abandono dessa visão retrógrada. Se desfazer de uma preguiça intelectual e olhar diferente para velhos problemas e pré-conceitos é um passo importante para tornar possível a mudança.

Em sociedade, Estado e autoridades necessitam exercer seus poderes em prol de mudanças na estrutura do sistema. Lidar com o novo exige preparo e treinamento, além de que é necessária a divulgação correta dessas mudanças, uma vez que familiares e amigos possam intermediar demandas e contribuições, quando for necessário.

Sendo assim, a superação dos desafios para a formação do surdo no Brasil passa pela necessidade de se quebrar determinados paradigmas e pré-conceitos, criar estrutura adequada, profissionais capacitados e uma rede de mapeamento, acompanhamento, instrução e direcionamento desses cidadãos para escolas e universidades.

Kaick Moraes
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 08/11/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum