TEMA: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

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TEMA: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Mensagem por Isa em Ter Nov 07, 2017 4:50 pm

Charles Darwin, por meio da teoria da seleção natural, dizia que o mais adaptado seria o escolhido para viver. Todos os dias, surdos, cegos, e portadores de outras deficiências tentam adaptar-se à um mundo cheio de dificuldades, um verdadeiro desafio para essas pessoas, principalmente na área educacional. Deste modo, se torna necessário que o Brasil adapte seu sistema educacional à essas pessoas.

As leis brasileiras dizem que as pessoas com deficiência devem ter sua educação assegurada, porém, em muitos casos não é isso que acontece. As pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, têm uma dificuldade em conseguir matricular-se em escolas com classes convencionais, pois nem sempre as escolas têm intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para traduzir ou até mesmo ministrar as aulas. Além disso, o investimento em escolas especializadas no atendimento de pessoas com necessidades especiais é muito baixo. No Brasil, a primeira escola especializada para pessoas surdas surgiu a cerca de 150 anos, tempo relativamente grande, porém, não suficiente para que mais escolas como essa sejam algo comum de se ver. Os desafios começam desde os primeiros anos de vida escolar até a vida profissional.

Paralelo a isso, as universidades muitas vezes não estão preparadas para acolher essas pessoas, o que implica diretamente na colocação de deficientes no mercado de trabalho. Ademais, a questão do preconceito também é um desafio a ser passado, seja em numa sala de aula ou em um cargo profissional, a deficiência é algo que fazem as pessoas serem discriminadas ou serem julgadas incapaz de fazer atividades simples.

Portanto, o Ministério da Educação deve tornar obrigatório o ensino da língua brasileira de sinais nos cursos de pedagogia e licenciaturas, para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência em salas convencionais. Ademais, as universidades, auxiliadas pelo Ministério da Educação devem ministrar cursos de libras abertos à comunidade, para que assim, a população veja que essas pessoas têm direito de serem inclusas na sociedade e sejam respeitadas.

Isa
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