TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por xllpedro em Dom Out 29, 2017 5:56 pm

Com a chegada da revolução industrial o consumismo aumentou gradativamente, assim, gerando um grande acúmulo de lixo. Desse modo, o excesso de resíduos vem até os atuais. Nesse contexto, dentre tantos fatores relevantes temos: o plástico como um causador das mortes marinhas e o lixo a céu aberto.

Em primeiro análise, cabe pontuar que o descarte de plástico nos oceanos vem prejudicando a biodiversidade marinha. No documentário ‘’ A plastic Ocean ‘’ mostra que o plástico já foi responsável pela morte de vários animais marinhos, e cerca de 80% dos lixos oceânicos partem de fontes terrestres. Além disso, de acordo com a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) existe cerca de 13.000 fragmentos de plástico nos oceanos. Dessa forma, vê-se que não somente a vida terrestre sofre com o lixo, mas também a vida aquática .

Ademais, convém frisar que muitas vezes caminhões de coleta demoram ou até mesmo não passam nas ruas, logo, uma parcela das pessoas descartam seus lixos em ruas e vias de locomoção. Com isso, aumentando o gás metano que consiste em um odor causado pelo excesso de lixo. Assim, contribuindo para o aquecimento global. Atrelado a isso, o descarte a céu aberto fortalece não somente para a proliferação de doenças como a Hepatite A e o Tétano mas também para as enchentes diárias nas cidades.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver este impasse. Logo, as prefeituras municipais acentuarem no descarte do lixo se ele está realmente indo para aterros ou sendo jogado nos rios e mares. Além disso, o município disponibilizar mais caminhões de coleta fazendo com que os caminhões cheguem a todas as ruas da cidade a fim de evitar a expansão de doenças e enchentes. Outrossim, o Ministério da Saúde juntamente com as mídias locais (rádios e tvs)  promoverem propagandas  sobre os impactos do lixo na sociedade a fim de levar a conscientização a todas esferas sociais.

xllpedro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 26/10/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum