TEMA: Os impactos do consumismo no meio ambiente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Os impactos do consumismo no meio ambiente

Mensagem por Empty em Sex Out 27, 2017 5:07 pm

"Nossos bosques tem mais vida". Tal letra de Joaquim Osório presente do hino nacional brasileiro é contraditória na atualidade, visto que o Brasil perdeu grande parte de sua vegetação devido a ação do homem. Assim sendo, é explícita à necessidade de debater acerca dos impactos do consumismo no meio ambiente no século XXI, dessa forma, é preciso evidenciar os fatores imbróglios na conduta social e governamental que corroboram o continuísmo da questão, tornando necessário medidas para resolve-la.

Em primeiro plano, pontua-se que a negligencia social possui sua ascendência. Devido ao consumismo desenfreado, fruto da Revolução Industrial no século XVII, as consequências da produção em massa e o fortalecimento do capitalismo atingiram um patamar global. Paralelamente, o descarte em locais inadequados de produtos excessivos contribuiu, principalmente, para o surgimento dos lixões, acarretando a poluição de ecossistemas e, consequentemente, o desaparecimento de espécies e o surgimento de doenças. Tal circunstância confirma os erros, no viés de Sócrates, consequências da ignorância humana.

Não obstante, convém frisar que diversas mazelas na infraestrutura dificultam a solução do problema. Segundo o ideário da Modernidade Líquida do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, as coisas no tempo hodierno não foram feitas para durar. Analogamente, a insuficiência governamental é nítida tangente às breves punições que as empresas praticantes da obsolência programada sofrem. Outrossim, a falta de investimentos atrelada a ausência de fiscalização nesse âmbito condiz com a impunidade vigente.

Em síntese, portanto, a solução do impasse se dará mediante a ações do Estado, ONGs e sociedade. Cabe ao governo, na figura de ministério da fazenda, fornecer maior parte dos impostos em investimentos e fiscalização de áreas de risco, bem como em indústrias, a fim de diminuir os fatores que corroboram a destruição ambiental. Por outro lado, ás ONGs devem trabalhar para diminuir os impactos do consumismo, com a instalação de medidas de reciclagem e a construção de locais apropriados para o descarte. Ademais, a sociedade civil organizada deve se mobilizar a respeito da compra desnecessária, evitando assim, as possíveis consequências supracitadas. Decerto, com essas ações a canção nacional tornar-se-á coerente.

Empty
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 27/10/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum