TEMA: A questão do índio no Brasil contemporâneo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A questão do índio no Brasil contemporâneo

Mensagem por Gabriel em Sab Out 21, 2017 8:13 am

Durante a primeira parte do período romantista brasileiro, buscou-se a figura de um herói nacional no índio. Entretanto, tal movimento (chamado Indianismo), preocupava-se em apresentar o nativo com valores tipicamente europeus, para causar uma identificação com os cidadãos brancos da época, esquecendo de analisar os problemas que esses povos enfrentam desde a colonização no século XVI e que se refletem, inclusive, na sociedade contemporânea.

Em primeira análise, é preciso ressaltar que durante os séculos de assentamentos das terras pelos portugueses, toda uma variedade de tribos, povos e culturas foram mortas. Convém ressaltar que ao ocuparem esses territórios, trouxeram doenças que massacraram o povo indígena, e sem se importar com os danos provocados, continuaram sua expansão, chegando até mesmo a escravizar os primeiros habitantes do Brasil. Hoje em dia, os índios lutam para reaverem suas terras de origem, mas encontram pouco apoio nas diversas camadas sociais e políticas da sociedade.

Ademais, é necessário frisar que o cidadão brasileiro foi contaminado por esse pensamento colonialista que acredita que o índio é inferior ou selvagem, e que precisam se acostumarem com a sociedade moderna e "progressista". Esse tipo de comportamento é deveras perigoso, tanto por ser preconceituoso, quanto por crer que a morte de uma cultura traria de alguma forma benefícios para uma nação. Infelizmente, existe toda uma bancada ruralista entre os governantes, e buscando apenas o lucro do agronegócio, pouco fazem para combater os problemas sociais indígenas.

Depreende-se, portanto, que medidas para mudar essa realidade são urgentemente necessárias. Deve haver mais apoio à FUNAI (Fundação Nacional do índio), e junto ao Ministério da Justiça, providenciar uma reposição de terras à seus respectivos donos. Além disso, os cidadãos brasileiros precisam se conscientizar para eleger representantes que combatam de frente políticas prejudiciais à causa indígena. Essa conscientização pode acontecer tanto pela mídia, quanto por fóruns de discussões proporcionados pelo Ministério de Educação e Cultura. Dessa forma, contribuiremos para um Brasil mais culturalmente rico, e socialmente mais indígena.
avatar
Gabriel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 21/10/2017
Idade : 17

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A questão do índio no Brasil contemporâneo

Mensagem por Francis Bacon em Sab Out 21, 2017 5:25 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 842
Pontos : 978
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum