Nacionalismo, um discurso xenófobo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nacionalismo, um discurso xenófobo?

Mensagem por cristt em Ter Out 17, 2017 7:55 pm

Observa-se que nos últimos anos tem ocorrido um crescente aumento no discurso nacionalista. Entre tantos fatores para esse aumento, é possível destacar ao menos três: a crise constitucional em que o país tem enfrentado, o retorno de propagandas pró- ditadura de 1964 e o aprofundamento da crise econômica do Estado.
É consenso que nos últimos anos, O Brasil tem passado pela pior crise parlamentar já ocorrida em toda a sua era Republicana. Alguns elementos são fundamentais para entendermos este problema, por exemplo: o impeachment do último presidente em 2016, a deflagração da operação lava jato e seus desdobramentos ao longo da investigação, a prisão de políticos que em momentos antes da operação faziam parte de ministérios do Governo ou de parlamentares considerados influentes no cenário politico nacional e, sobretudo, as investigações em torno do ex-presidente Lula, considerado por muitos como o melhor Presidente do País.
Com isto, o discurso não só dos parlamentares, saudosistas, defensores do período da ditadura militar brasileira, como também de outros setores da sociedade, tem ganhado força em meio a sociedade. Alguns alegam que, o retorno dos militares, ao poder, é a salvação da República. E junto com esta narrativa há também o discurso de incorruptibilidade dos militares, ou seja, segundo os prós- militares, na época da Ditadura tanto não houve corrupção quanto não houve crise parlamentar.
Além disso, a crise econômica atual tem corroborado para disseminação desse discurso. Um dos argumentos, dos defensores da ditadura, era que entre os anos de 1964 a 1984 a economia nacional passou pelo seu momento mais glorioso, em que muitos a denominam como “O milagre econômico”. Sendo assim, a volta dos militares ao Congresso Nacional torna-se fundamental, pois não só acabaria com a corrupção e com a crise política, como colocaria a economia nos trilhos novamente.
Portanto, por detrás de todo discurso xenófobo existe sempre a retórica nacionalista. Vale lembrar que, os apoiadores do nacionalismo, ou grande parte deles, não surge das camadas mais baixas da sociedade, mas sim daquela considerada mais intelectual. Quase todos os movimentos nacionalistas foram gerados por homens intelectuais, os quais sempre tiveram como arma principal a retorica convincente. Assim, o único remédio contra essa ascensão nacionalista, em nosso país, é a informação tanto nas escolas, no mundo acadêmico, quanto à educação da sociedade.

cristt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 17/10/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum