TEMA: Crise Hídrica no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Crise Hídrica no Brasil

Mensagem por Deathlands em Sab Out 14, 2017 11:44 am

"Neodarwinismo"
Em prol da sobrevivência, há milhares de anos, a caça e a pesca eram praticadas pelo homem. Hoje, em nome do Neoliberalismo, na atual conjuntura de perda dos sentimentos holísticos, desmatamos e poluímos a natureza na incessante busca do lucro, em detrimento do bem-estar da humanidade. Todavia, o homem parece ter esquecido que a natureza não é apenas mais um instrumento de alcance do desenvolvimento, mas a garantia de que é possível alcançá-lo.

Em um primeiro plano, é válido expor que o atual cenário comercial brasileiro está condicionado a lógica capitalista de busca por lucro e expansão econômica. Esse comportamento aumenta o consumo hídrico e elétrico que, dinamizado com a produção em massa, gera maior rendimento a favor da demanda. Desse modo, há uma maior necessidade de represar rios para fins energéticos ocasionando desequilíbrios ambientais, como por exemplo, no ciclo das chuvas e no acúmulo de gás metano na atmosfera liberada na decomposição anaeróbica de folhas submersas.

Contudo, um dos piores efeitos dessa lógica progressista, está na formação de longas estiagens que castigam os principais reservatórios de água do país, como é o caso do Sistema Cantareira, que ficou com cerca de 5% de seu volume hídrico. Apesar disso, o posicionamento passivo dos governantes na construção de medidas concretas nas áreas de investimentos voltados à criação de novas fontes de energia e na ampliação de matérias extraescolares sobre sustentabilidade, acaba proporcionando sucessivos déficits energéticos, conforme aconteceu na região metropolitana de São Paulo.

Destarte, torna-se evidente, que o real desenvolvimento só será alcançado quando o homem utilizar a natureza de forma responsável e inteligente. Por isso, deve evitar inundações em áreas florestais para promover a instalação de hidrelétricas, que são o suprassumo do abastecimento industrial e doméstico. Ademais, para elucidar a problematização, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com ONGs e com o Ministério da Ciência e Tecnologia criem novas diretrizes energéticas capazes de romper a dependência pela hidroeletricidade. Outrossim, o Ministério da Educação deve introduzir nas escolas disciplinas que induzam a construção do pensamento consciente direcionado a responsabilidade sustentável. Assim, estaremos de acordo com a teoria da seleção natural, em que o meio seleciona os mais aptos e não o contrário.

Deathlands
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 14/10/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Crise Hídrica no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Sab Out 14, 2017 3:00 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum