TEMA: A gestão de resíduos sólidos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A gestão de resíduos sólidos

Mensagem por alexandrahbs em Qui Out 12, 2017 11:46 am

Durante a coleta seletiva, é preciso separar o lixo.Da mesma maneira, a população precisa aprender a separar o conceito de rejeito, ou seja, aquilo que não pode ser reaproveitado, de resíduos, aquilo que é aproveitável e deve voltar à cadeia de uso.Sob tal ótica, é perceptível que a gestão de resíduos sólidos no Brasil é ineficiente e precisa ser discutida e desenvolvida. Para isso, é preciso conhecer seus principais impedimentos, exemplificados pela grande produção de resíduos e o pelo destino inadequado destes.

Primeiramente, deve-se saber que na sociedade atual rapidamente os objetos tornam-se  descartáveis e vão para o lixo. Segundo o sociólogo Zigmunt Bauman, a rapidez da liquefação das formas sociais definem a sociedade como líquida, a qual é produto da globalização. Por esse viés, é perceptível que os padrões de consumo estão proporcionalmente ligados com a gestão de resíduos sólidos no Brasil, pois o estilo descartável do consumo hodierno não se preocupa com o destino do que é rapidamente considerado ultrapassado e tachado como lixo. Dessa forma, é preciso reavaliar os padrões de consumo da população, priorizando a redução da geração de resíduos sólidos.

Além disso, o destino dado aos resíduos sólidos no Brasil é inadequado e quase sempre incorreto. Quando Benjamin Franklin diz que uma grama de prevenção vale um quilo de cura, percebe-se ao traçar um paralelo que há uma maior vantagem na redução da produção residual, optando pela prevenção, mas que é imprescindível a importância de maneiras efetivas de gerir os resíduos. Isto acontece porque o destino inadequado dos sólidos implica na poluição do meio ambiente e em problemas de saúde na população. Logo o desenvolvimento de formas de acomodar o lixo são extremamente necessárias para uma gestão efetiva dos resíduos.

Assim, para que a gestão de sólidos no Brasil funcione efetivamente, é necessária uma associação entre prevenção e cura. Para isso, as escolas em parceria com organizações não governamentais, por meio de  aulas interdisciplinares, devem incentivar os alunos a reutilizarem o que em primeiro plano iria para o lixo e fomentar através da ciência, a criação de projetos socioambientais que mesclem consumo e sustentabilidade. Somado a isso, o governo deve investir em tecnologia, avaliando as cidades brasileiras, estabelecendo as melhores formas de destino dos resíduos e efetivando-as, a fim de que não ocorra prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população.

alexandrahbs
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 25/09/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A gestão de resíduos sólidos

Mensagem por Francis Bacon em Sex Out 13, 2017 7:58 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 842
Pontos : 978
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A gestão de resíduos sólidos

Mensagem por alexandrahbs em Qui Out 26, 2017 4:57 pm

Quanto tempo demora a correção? Entendo que a demanda é grande, mas queria uma estimativa. Obrigada desde já.

alexandrahbs
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 25/09/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum