O Bullying nas escolas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Bullying nas escolas

Mensagem por Plavia Salete em Ter Out 10, 2017 9:44 am

O Bullying não é um problema atual, desde os anos 70 o pesquisador Dan Olweus, organizava pesquisas para analisar o tema, já que percebeu haver um alto índice de relação entre suicídios e vítimas de maus-tratos por colegas no ambiente escolar; A partir desses estudos é que o assunto começou a ser analisado em outros países, conforme ideário de Immanuel Kart "O ser humano é aquilo que a educação faz dele".

Destarte, até pouco tempo, as escolas não reconheciam o bullying, mas sim como fatos isolados "briguinhas de crianças", e normalmente família e escola não tomava atitude nenhuma a respeito, atualmente é reconhecido como problema crônico e com consequências sérias tanto para vítimas quanto para os agressores. Nessa situação, ambos tendem a baixar seu rendimento escolar.

Dentre as vítimas é comum a ocorrência de baixa autoestima, pensamentos suicidas, e na fase adulta dificuldade de se relacionar amorosamente e profissionalmente, já os agressores levam a agressividade ao longo de toda a vida, em casa, no trabalho, não conseguem estabelecer relações longas e nem regularidade no trabalho. A escola deve chamar os pais dos alunos-vítimas e agressores para conversar, encaminha-los para acompanhamento psicológico.

Para isso, cabe a sociedade civil organizada, promover campanhas educativas e palestras que instruam acerca do bullying nas escolas, praticar essas ações vão reduzir a incidência dos agressores, com a consorciação de toda comunidade escolar: professores, coordenadores, pais e alunos, para conscientização de valores, abordar a amizade, solidariedade, não a violência e amor, com atividades em grupo.

Nesse contexto, a família deve valorizar o diálogo, os pais devem estar atentos, e permitir que o filho exponha seu sofrimento, no caso dos agressores, os pais devem saber corrigir para que não continue com as agressões. A mídia tem o dever moral de ajudar nesta luta, e mencionar a solução de terapia familiar de forma frugal para que se entenda a importância do assunto para resolver o impasse.

Plavia Salete
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 10/10/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum