TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Mensagem por Ewerton em Sex Out 06, 2017 9:07 am

O Massacre do Carandiru ficou conhecido como um dos piores episódios relacionados ao sistema prisional brasileiro, ao qual mais de uma centena de detentos foram mortos após uma rebelião, na Casa de Detenção em São Paulo. Tal evento tornou-se símbolo de um grave problema e prenunciou um panorama mais perverso. Os presídios enfrentam inúmeras adversidades, mas a falta de infraestrutura adequada, que resulta em um ambiente pernicioso, aliado ao uso de métodos ineficazes afetam o processo de recuperação do cidadão.
Celas pequenas para um grande contingente de detentos fazem parte do despreparo estrutural das cadeias. O Brasil possui a quarta maior população carcerária, porém, a disponibilidade de vagas é cerca da metade da demanda atual. Isso gera uma saturação e ocasiona a superlotação dos presídios, expondo os apenados a condições insalubres, como a proliferação de doenças e a contaminação dos alimentos por animais. Estando próximos ao que foram os campos de concentração na Segunda Guerra.
Ademais, a persistência no uso de meios antiquados prejudica o processo de ressocialização. Para Marx, "o homem é produto do meio". Aplicando isso a realidade do cárcere, o prisioneiro é fruto de um ambiente injusto e violento, caracterizado pela baixa capacitação dos agentes penitenciários, constantes abusos e a falta de acesso aos serviços básicos. Criando um espaço propício a difusão do crime e dificultando os meios para recuperar o detento.
Urge, portanto, a necessidade de mudanças na forma com qual o sistema lida com os presos. Para tanto, O Ministério Público deve aplicar penas alternativas, como os serviços comunitários ou doações à caridade, para os casos de menor gravidade, diminuindo, assim, a população encarcerada no país. Além disso, o funcionamento da APAC deve ser ampliado e, com apoio do governo, oferecer um atendimento qualificado aos condenados, aumentando a possibilidade de reinserção social e diminuindo a reincidência de crimes.

Ewerton
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 29/09/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Mensagem por Francis Bacon em Sex Out 13, 2017 7:56 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 810
Pontos : 946
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum