TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por weldner12 em Ter Out 03, 2017 8:01 pm

A proliferação da cidadania

Com o aumento da produção permitido pelas revoluções industriais,o homem viu-se capaz de suprir o mercado com eficiência. Entretanto, esse aumento da produtividade, quando associado à fraca infraestrutura do Brasil para o tratamento de lixo, torna-se um problema grave, visto que, de acordo com pesquisas feitas em 2014 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABELPRE), somente 58% do lixo coletado tem o devido destino. Esse acúmulo de resíduos é consequência de uma sociedade altamente consumista e da escassez de programas para a coleta de lixo.

O consumo exacerbado contribui para a alta taxa de produção de resíduos. Isso ocorre porque o ímpeto consumidor da nação, aliado à obsolescência planejada dos bens de consumo mantém o povo comprando e descartando. Assim, com um alto ritmo de compras e baixa eficiência de limpeza, o lixo é acumulado no país. Dessa forma, a ideologia consumista da sociedade brasileira vem contribuindo para fortes impactos ambientais.

Ademais, a falta de projetos para lidar com o lixo produzido não ajuda a amenizar o problema. Segundo estudos realizados pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), apenas 1055 cidades do Brasil tem programas de reciclagem. Sendo assim, o governo mostra-se praticamente ausente na luta contra o acúmulo de resíduos. Isso demonstra o descaso da política brasileira ao que diz respeito à ética ambiental.

Percebe-se, portanto, que o país apresenta elevada quantidade de lixo sem receber um fim apropriado. Nesse caso, a mobilização da sociedade é necessária. O consumo deve ser reduzido. Isso pode ser feito pelo Mec que, junto aos pais, educarão os menores acerca dos valores epicuristas que referem-se à moderação dos costumes, enfatizando a visão crítica sobre o ímpeto consumista. Além disso, o governo deve tomar maior parte nessa luta. Isso pode ser realizado pela expansão dos programas que lidam com os resíduos e, também, pela criação de um novo projeto de pequenas recompensas aos indivíduos que reciclam. Dessa maneira, a sociedade será um ambiente mais limpo e propício à proliferação da cidadania.

weldner12
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 18
Pontos : 44
Data de inscrição : 30/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por Francis Bacon em Sex Out 13, 2017 7:48 pm

*Redação com problemas*

Possíveis causas:

  1. Envio de várias redações sem esperar a correção da primeira ou com uma correção já em andamento.
  2. Gênero textual fora do padrão ENEM (dissertativo-argumentativo).
  3. Repetição exagerada de erros no texto: vírgulas sem espaço, pontuação errada etc.
  4. Falha na diagramação.
  5. Texto digitalizado.

Consulte as regras para mais informações:

http://redacaonota1000.forum-livre.com/t65-regras-e-novo-aqui-quer-enviar-sua-redacao-seu-topico-sumiu-esta-na-lixeira-leia-este-topico

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum