TEMA: Racismo no Brasil: como superar esse mal?

Ir em baixo

TEMA: Racismo no Brasil: como superar esse mal?

Mensagem por Melkor256 em Dom Set 24, 2017 8:00 pm

      A escravatura negra no Brasil teve seu início no período mercantil, onde a transferência de dinheiro era imprescindível para a sua perpetuação, assim, iniciou-se o processo de escravização dos povos africanos como uma forma de geração de lucros. Entretanto, tal iniciativa infringe um dos pilares dos direitos humanos, que é o valor intangível de uma vida, já que os escravos eram tratados como uma mercadoria. Passou-se a abolição da escravatura, contudo, ainda há um elevado índice de racismo  no Brasil. Sendo assim, torna-se necessário um maior investimento em medidas socioeducacionais e promover um melhor acesso à educação nas periferias.

      Ademais, com as ações de caráter social  pode-se destituir as raízes históricas de um passado sangrento que se fazia presente no Brasil, podendo então melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros. Isso pode ser fundamentado no princípio do talião, "olho por olho e dente por dente", uma vez que o preconceito gera raiva e ódio em todos os envolvidos, sendo isso uma das causas do alto índice de homicídios e furtos no Brasil. Trata-se de uma medida extremamente necessária, pois, segundo Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.

      Além disso, uma educação melhor e mais acessível às pessoas que moram nas periferias resulta em um menor índice de crianças e adolescentes envolvidas com o tráfico de drogas.Tal conclusão pode ser fundamentada nos países escandinavos, onde há um elevado nível de educação e um baixíssimo índice de tráfico de drogas. Assim, uma vez que há poucas oportunidades nas periferias, os jovens, em muitos casos são atraídos pelas armas. Sendo assim, sem uma educação adequada, mais jovens seguirão o caminho violento.

      Em síntese, embora a abolição da escravatura tenha sido feita há mais de 100 anos, ainda precisamos de diversas mudanças na nossa sociedade. Portanto, a esfera federal deve tornar obrigatório a instauração de programas sociais voltados à erradicação do racismo nas empresas, escolas e comerciais televisivos, debatendo sempre sobre a equidade de cor, gênero e opção sexual. Outrossim, os governos municipais e estaduais devem criar mais escolas e bibliotecas nas periferias, pois melhorando o nível educacional implica em uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, será possível viver em um Brasil mais igualitário para todos, independente de etnia.

Melkor256
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 24/09/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Racismo no Brasil: como superar esse mal?

Mensagem por Francis Bacon em Sex Out 13, 2017 7:56 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum