TEMA: A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil

Mensagem por weldner12 em Sex Set 22, 2017 5:06 pm

O poder do conhecimento

O período das revoluções industriais trouxe consigo as lutas do proletariado por melhores condições de vida, trabalho e saúde, finalmente conquistando a redação de tais leis na constituição. Entretanto, num cenário de alta corrupção e políticas lucrativas, os direitos humanos de segunda ordem recebem total desrespeito, este , que se expressa na precariedade da saúde pública brasileira e nos planos de saúde abusivos. Nesse contexto, é necessário atentar-se aos fatores que impedem a população de reivindicar seus direitos - a alienação da sociedade e a atual ocupação de cargos políticos.

"Conhecimento é poder". A frase de Francis Bacon expressa a importância da noção que o povo deve ter de seus direitos e dos fatos históricos que os originaram. Nesse sentido, a nação brasileira, com sua precariedade de ensino, torna-se totalmente subjugada pelo Estado, uma vez que, em sua maioridade não está ciente do compromisso que o governo tem com a população. Assim, o povo brasileiro encontra-se incapacitado de reagir à ameaças que ferem seus direitos mais básicos, como a saúde pública.

Ademais, o cidadão tem cada vez menos espaço para a reivindicação, uma vez que leis que diminuem os direitos vem sendo aprovadas constantemente. Isso ocorre porque os cargos são ocupados, em sua maior parte, por empresários e membros de classes dominantes que, segundo Rousseau visarão o disseminar de seu domínio, criando leis que os beneficiam em detrimento da população; à exemplo ficam a reforma da previdência e a tentativa de abolir a filosofia e sociologia do ensino público. Assim, os governantes contribuem para a redução das chances de reação da sociedade em busca de tratamento médico digno.

Dessa forma, a capacidade do povo de reivindicação por saúde torna-se quase nula em decorrência da ignorância da nação e dos abusos do Estado. Sendo assim, a população brasileira, juntamente ao MEC, devem trabalhar para que a constituição seja honrada. O Ministério da Educação deve preparar o cidadão à ter conhecimento de seus direitos e lutar por eles. Isso pode ser feito pela integração do ensino constitucional nas escolas. Além disso, o conceito de que o governo trabalha em função do povo deve ser retomado. Isso pode ser realizado pela criação e união de ONG's, que farão palestras públicas fomentando a ideologia. Assim, o povo terá o poder necessário - o conhecimento, para pressionar o governo à obedecer a constituição e garantir saúde pública de qualidade.

weldner12
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 17
Pontos : 41
Data de inscrição : 30/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Sab Set 23, 2017 11:28 pm

*Redação com Problemas*

Possíveis causas:

  1. Envio de várias redações sem esperar a correção da primeira ou com uma correção já em andamento.
  2. Gênero textual fora do padrão ENEM (dissertativo-argumentativo).
  3. Repetição exagerada de erros no texto: vírgulas sem espaço, pontuação errada etc.
  4. Falha na diagramação.
  5. Texto digitalizado.

Consulte as regras para mais informações:
http://redacaonota1000.forum-livre.com/t65-regras-e-novo-aqui-quer-enviar-sua-redacao-seu-topico-sumiu-esta-na-lixeira-leia-este-topico

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 810
Pontos : 946
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum