TEMA: Qualidade de Ensino

Ir em baixo

TEMA: Qualidade de Ensino

Mensagem por josianepego em Dom Set 17, 2017 11:21 am

O presente texto abordará sobre a qualidade de ensino, a partir da referencial de documentos como o CONAE -2010, os desafios da construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação, e o Plano Nacional de Educação.

Fazendo um recorrido pela história é importante frisar que a educação sempre existiu, e anteriormente ao século XVI, acontecia de maneira natural, os mais velhos ensinavam as crianças, educar era viver a vida dia-a-dia da comunidade. Ouvindo dos mais velhos as suas experiências e com isso formando-se para atuar em comunidade. Contudo no século XVII, a instituição escola surge, nos moldes que conhecemos atualmente. Segundo SAVIANI, no século XVII, a institucionalização do ratio studiorum, consagrou colégios jesuíticos um plano de estudos universal, elitista e de caráter humanístico.

Séculos depois a escola continua-nos mesmos moldes, pequenas reformas, leis foram criadas, como o caso da Constituição Federal de 1988, PNE/2001, Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB/1996 entre outros, formas essas de expressar a efetivação do direito social à educação, com qualidade para todos. Todavia essa perspectiva implica, ainda, a garantia de Políticas educacionais com outras políticas sociais.

Nesse sentido, é fundamental que a escola como uma instituição de ensino, forme para a vida, e para que isso ocorra na sua totalidade, é imprescindível que ela esteja no topo das prioridades para alcançar um ensino de qualidade. A construção e consolidação de parceria entre Sistema de Ensino integrados, entre municípios, estados e do Distrito Federal se faz necessário. Uma Educação que supere os grandes problemas, como a exclusão, evasão, retenção e baixo nível de aprendizagem. Frente a esse grande desafio, a construção de um Plano Nacional para educação, que garanta o acesso a permanência bem sucedida de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas instituições de ensino são fundamentais para o desenvolvimento.

Todavia a instituição escola, na sociedade capitalista, tem objetivo claro de formação de força de trabalho, inculcar a ideologia da classe dominante, com valores e hábitos e nas palavras de Saviani “uma inclusão excludente, garantir a exploração dos trabalhadores e reforçar e perpetuar a dominação capitalista”.

Portanto, cabe a nós profissionais da educação lutar pela garantia, efetivação de Políticas educacionais que assegurem, com qualidade, a função social da educação e da instituição educativa, metas essas que devem incluir a educação inclusiva, a diversidade cultural, a gestão democrática e o desenvolvimento social, a organização de um Sistema Nacional de Educação, que planeje todas as etapas de ensino, desde o financiamento até o plano Nacional de Educação, visando a ajustá-lo segundo as necessidades educacionais brasileiras.

josianepego
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 17/09/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Qualidade de Ensino

Mensagem por Francis Bacon em Sab Set 23, 2017 11:35 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum