TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Mensagem por Carlos Breno em Qui Set 14, 2017 10:13 am

Criadas em 1769, as prisões foram feitas para abrigar uma baixa capacidade de indivíduos, por conta das necessidades da época. Entretanto esses valores não parecem ter sido atualizados, hoje o sistema prisional se encontra superlotado em todo o Brasil. Devido ao sistema falho que contribui com o acumulo desses indivíduos, como também a sua pertinência no crime e o aumento do nível da criminalidade. É necessário avaliar mais afundo esses problemas para entender a situação.

Ademais, o encarceramento de presos de baixa periculosidade com outros que oferecem um grande perigo à sociedade como, assassinos, estupradores ou até mesmo membros de facções criminosas, faz com eles criem alianças e até mesmo se juntem aos mesmos. Assim, transformando a cadeia em uma escola do crime e como efeito, aumentando mais ainda as suas chances de reincidência. Logo, é necessário mudar como são escolhidos os presos de cada cela, para que não haja esse repasse de conhecimento dos mais velhos para os mais novos.

Além disso, a falta de profissionalização e apoio do governo dificultam a ressocialização dos presos. Visto que, muito deles vem de classes sociais desfavorecidas e tem baixa escolaridade, além de nenhuma especialização. Sem investimento do Governo na qualificação dos presidiários, os mesmos vão encontrar dificuldades para ingressar no mercado de trabalho e consequentemente iram reingressar no crime. Em sumo, não adianta somente prender, é necessário um processo de ressocialização.

Portanto, é preciso que haja mudanças no código penal que visem separar de forma mais efetiva os presos, de modo que os mesmo de baixa periculosidade fiquem separados dos demais. Também é necessário que o Governo em parceria com Empresas e ONGS, ofereça cursos profissionalizantes e empregos na prisão para que esses presos possam sair da prisão qualificados para trabalhar de forma honesta e não precisem recorrer ao crime. Dessa forma, haverá uma redução na criminalidade e também na reincidência.

Carlos Breno
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 14/09/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Mensagem por Francis Bacon em Sab Set 23, 2017 11:21 pm

*Redação com Problemas*

Possíveis causas:


  1. Envio de várias redações sem esperar a correção da primeira ou com uma correção já em andamento.
  2. Gênero textual fora do padrão ENEM (dissertativo-argumentativo).
  3. Repetição exagerada de erros no texto: vírgulas sem espaço, pontuação errada etc.
  4. Falha na diagramação.
  5. Texto digitalizado.



Consulte as regras para mais informações:
http://redacaonota1000.forum-livre.com/t65-regras-e-novo-aqui-quer-enviar-sua-redacao-seu-topico-sumiu-esta-na-lixeira-leia-este-topico

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum