TEMA: Doação de sangue no Brasil: obstáculos e soluções

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Doação de sangue no Brasil: obstáculos e soluções

Mensagem por Raul Fontenele em Ter Set 12, 2017 9:32 pm

A manipulação do sangue, no tratamento de doenças, é estudada desde a Antiguidade. Porém, foi somente no século XIX que surgiram as chamadas Bolsas de Sangue nos hospitais, em meio ao progresso científico e fim da Segunda Guerra Mundial. Desde então, doar sangue tornou-se uma ação importante para salvar vidas. No entanto, a ignorância das pessoas e o preconceito aos homoafetivos dificultam os efeitos positivos dessa ação.

De fato, a falta de informação é o principal obstáculo para que as doações não sejam feitas. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, no Brasil apenas 1,9% da população se conscientiza em doar sangue, onde o recomendado seria 3% ou 4%. Vale lembrar também que as campanhas publicitárias não são frequentes e o ensino nas escolas não se preocupa em incentivar os jovens a realizarem essa ação. Dessa forma, a desinformação contribui para as pessoas ficarem receosas sobre esse ato de solidaderiedade.

Ademais, o preconceito com homoafetivos nos hospitais é frequente. Isso porque, nos anos 80 houve o auge da epidemia do vírus HIV e esse fato ficou ligado aos homossexuais, os quais tinham mais incidência, mesmo que a doença se manifestasse também em heterossexuais. No entanto, a orientação sexual não deve ser um fator que impeça a doação de sangue, afinal, a Aids pode se manisfestar de várias formas, dentre elas o sexo sem preservativo. Infelizmente, a discriminação ainda é muito grande, principalmente em cidades pequenas onde é cultivada uma cultura no passado.

Portanto, tendo em vista que muitas pessoas morrem todos os dias nos leitos dos hospitais pela falta de bolsas de sangue, a doação de sangue se faz necessária. Assim, o governo deve acrescentar ao currículo escolar disciplinas como "Doação de Sangue e seus efeitos", para que os jovens tenham uma noção positiva em relação a isso. Ademais, o investimento em propagandas pelas mídias, com temas criativos como "Sangue para Todos", concretiza a solidariedade das pessoas. Outro ponto é o Ministério da Saúde e Polícia Civil criarem uma lei que atenda ao direito de homoafetivos nos hospitais para que os mesmos possam realizar denúncias caso sofram algum tipo de preconceito e os culpados serem penalizados. Só assim, o número de doações poderá aumentar e mais pessoas serão salvas.

Raul Fontenele
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 29/05/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Doação de sangue no Brasil: obstáculos e soluções

Mensagem por Francis Bacon em Sab Set 23, 2017 11:37 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum