TEMA: A prática de bullying nas escolas do Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A prática de bullying nas escolas do Brasil

Mensagem por lspctrstn em Ter Ago 29, 2017 7:37 pm

"Bullying" é um termo inglês que se refere a atitudes agressivas e perseguição repetida sem motivação aparente. Tal prática só começou a ser estudada a partir da década de 70, e o que antes era tratado como brincadeira de criança, virou uma questão de saúde pública. Apesar das campanhas e leis de combate os atos permanecem crescentes em nosso país. Nesse cenário, pais e escolas exercem funções importantes no combate a esse tipo de violência.

Segundo Paulo Freire, "é preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania." A família é o grupo social onde o sujeito assume uma personalidade para viver em sociedade tendo sensibilidade de respeito ao outro. Sendo assim, os pais e a educação familiar responsáveis pelo ensino e recuperação de valores tem assim um papel essencial e fundamental para ambos envolvidos, autor e vítima em casos de "bullying".

Ademais é válido destacar a importância da escola no enfrentamento a esse tipo de vivência em família, o lar faz-se cada vez mais na escola, onde pesquisas revelam ser o principal local de casos de "bullying". Nesse sentido essa instituição não deve ser apenas um local de conhecimento em si, mas também um ambiente de suporte. Afinal, se o aluno obtiver ajuda necessária, a tendência é que os casos venham a diminuir.

É mister, portanto, a ação conjunta entre pais e escola contra essa violência. Desse modo é importante que as escolas criem debates e palestras com a participação dos pais e alunos acerca da importância de identificar variações de comportamento, assim como também, a criação de um meio de denúncia anônima, seja por parte do Ministério da Educação ou ONG's. Sendo assim, o Brasil poderá colher bons frutos de uma nação cidadã.

lspctrstn
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 29/08/2017
Idade : 22

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A prática de bullying nas escolas do Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Dom Set 24, 2017 1:10 pm

"Bullying" é um termo inglês que se refere à atitudes agressivas e à perseguição repetida sem motivação aparente. Tal prática só começou a ser estudada a partir da década de 70, e o que antes era tratado como brincadeira de criança, virou uma questão de saúde pública. Apesar das campanhas e leis de combate[,] os atos permanecem crescentes em nosso país. Nesse cenário, pais e escolas exercem funções importantes no combate a esse tipo de violência.

Segundo Paulo Freire, "é preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania"[.] A família é o grupo social onde o sujeito assume uma personalidade para viver em sociedade tendo sensibilidade de respeito[?] ao outro. Sendo assim, os pais e a educação familiar[,] responsáveis pelo ensino e recuperação de valores[,] têm[,] assim[,] um papel essencial e fundamental para ambos envolvidos, autor e vítima em casos de "bullying".[R & G = Já disse isso na introdução]

Ademais[,] é válido destacar a importância da escola no enfrentamento a esse tipo de vivência em família[.] O lar faz-se cada vez mais na escola, onde pesquisas revelam[A = fonte?] ser o principal local de casos de "bullying"[R]. Nesse sentido[,] essa instituição não deve ser apenas um local de conhecimento em si, mas também um ambiente de suporte. Afinal, se o aluno obtiver ajuda necessária, a tendência é que os casos venham a diminuir.

É mister[! = ?], portanto, a ação conjunta entre pais e escola contra essa violência[R]. Desse modo[,] é importante que as escolas criem debates e palestras com a participação dos pais e alunos acerca da importância de identificar variações de comportamento, assim como também[] a criação de um meio de denúncia anônima, seja por parte do Ministério da Educação ou [C= [, ]seja por] ONG's. Sendo assim, o Brasil poderá colher bons frutos de uma nação cidadã.

Nota:
I
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência ou repetição de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? Como? De que forma?); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 842
Pontos : 978
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum