TEMA: A igualdade de gêneros em discussão no século XXI.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A igualdade de gêneros em discussão no século XXI.

Mensagem por Tiago Deon em Sex Ago 25, 2017 2:54 pm

[justify]
Durante muito tempo, a figura feminina esteve submissa ao homem, com sua imagem associada à fragilidade e ao cuidado do lar. Com o perpassar histórico, esse quadro foi, felizmente, sendo alterado. Todavia, no limiar do século XXI, há ainda diversos fatores que dificultam a total equiparidade entre gêneros no Brasil. Por essa razão, urge a necessidade de se pautar as principais causas que possibilitam a ocorrência dessa distopia, amplamente discutida nos dias hodiernos.

  É indubitável que a manutenção de preceitos negativistas enraizados esteja entre os fatores responsáveis pelo continuísmo desta chaga. Na visão marxiana, o indivíduo é moldado pelo ambiente em que está inserido. Nesse sentido, em um país historicamente marcado pelo patriarcalismo, sem ter havido mudanças que visassem a reversão completa desse cenário, a visão desigualitária entre sexos opostos foi sendo transmitida de geração a geração. Assim, devido a não correção de um passado marcado pela imposição masculina, a discrepância entre gêneros apresenta, ainda, nuances na sociedade, fato que é refletido no mercado de trabalho -em que a mulher recebe salários menores por funções equivalentes às exercidas por homens- e na questão ideológica, com a perpetuação do machismo.

  Ademais, cabe destacar que a transgressão à isonomia fere princípios constitucionais, devendo, pois, ser combatida. Embora a Carta Magna brasileira garanta o direito à igualdade para todos os cidadãos, esse preceito é, muitas vezes, negligenciado, o que abre margem para o tratamento discriminatório contra pessoas com identidades sexuais distintas, a exemplo da comunidade homossexual. Diante disso, a luta feminista, e outras manifestações que defendem a igualdade, emergiram como forma de reinvidicação pelos direitos minoritários. No entanto, em um meio marcado por visões estereotipadas -devido a pouca presença educacional- esses movimentos são, em várias ocasiões, julgados de maneira pejorativa, o que exige a adoção de medidas que visem mitigar tal distopia.

  Evidencia-se, portanto, que a representação dos gêneros, tanto em questões ideológicas, quanto em questões financeiras, apresenta, ainda, enormes discrepâncias civis. A fim de atenuar o problema, o Ministério da Educação deve instituir como obrigatório o ensino sobre a luta das minorias, cabendo às escolas, por sua vez, debater, em aulas temáticas, sobre as históricas desigualdades entre os diferentes gêneros, além de incentivar o respeito à isonomia, para que, gradualmente, seja construído um país onde prevaleça a equidade. Por fim, cabe à mídia televisiva destacar, em campanhas e ficções engajadas, a importância do tratamento igualitário entre homens e mulheres, seja no mercado de trabalho, seja em quaisquer outro aspecto. Assim, a figura feminina não será mais associada à submissão, afinal, a igualdade de gêneros é, sobretudo um direito humano.

Tiago Deon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 20/08/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A igualdade de gêneros em discussão no século XXI.

Mensagem por Francis Bacon em Dom Set 24, 2017 1:11 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum