TEMA: A exploração trabalhista na sociedade moderna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A exploração trabalhista na sociedade moderna

Mensagem por juulinhap em Qui Ago 24, 2017 4:48 pm

Exploração trabalhista: Supressão da liberdade individual

O Iluminismo, movimento ideológico que ocorreu XVlll, foi importante acontecimento na sua história mundial. Sua filosofia defendia que a liberdade e a razão são valores intrínsecos à natureza humana. A partir dessas idéias vários países criaram suas constituições nacionais. No Brasil, a Constituição de 1988, garante liberdade individual a todo cidadão residente no país. Entretanto, pela falta de informação, muitos trabalhadores veem sofrendo explorações trabalhistas, prejudicando sua vida e sua liberdade.

Em primeiro plano, deve-se notar como os "personagens do meio" estão sendo tratados, de forma assídua são condenados a jornadas excessivas de expediente, aceitam salários baixos e condições precárias de trabalho, um exemplo deste mau feito são os números de trabalhadores libertos de condições precárias, de 1995 à 2013, foram mais de 46.478 somente no Brasil, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, muitas vezes a alimentação decente e o atendimento hospitalar, são obrigações da empresa, mas regularmente este serviço não é fornecido. Assim, impossibilitando uma melhoria neste sistema.

Consequentemente, maiores problemas estão sendo causados, mortes e doenças contagiosas, fazendo que estes feitores percam suas capacidades de desempenho. Concomitante a isto, é possível perceber que este tipo de tratamento é contraditório aos Direitos Humanos, pois, infringe a dignidade da pessoa e seus valores sociais. Paralelamente a isso, é notório que estes indivíduos precisam mais de atenção e privilégios.

Torna-se evidente, portanto, que o setor privado das instituições de ensino ajudam na solução deste problema, com palestras e banners explicativos, para que estimule uma melhoria coletiva. Fica imprescindível, a ação do Código Penal com as leis que protegem os trabalhadores e atuam os superiores, com sanções penais e administrativas sob condutas e atividades lesivas ao esforçado. Por fim, a mídia que tem grande relevância online, precisa transmitir o quanto é pertinente a exploração trabalhista na sociedade atual, e utilizar por meios de ficções uma melhor conscientização. Logo, trazendo o direito de liberdade novamente ao empregado.

juulinhap
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 24/08/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A exploração trabalhista na sociedade moderna

Mensagem por Francis Bacon em Dom Set 24, 2017 1:11 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 842
Pontos : 978
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum