TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por dudasnb em Sab Ago 19, 2017 1:42 pm

Em termos de consumo e geração de lixo, a sociedade brasileira segue em sintonia com as grandes potências mundiais. Entretanto, ao contrário destas, a destinação correta dos resíduos é precária, levando a graves problemas sociais e ambientais.

No Brasil, a ocorrência de lixões a céu aberto ainda é grande e concentra-se principalmente nas zonas periféricas do país. Assim, pessoas pobres entram em contato diariamente com esse lixo, para nele encontrar alguma fonte de renda. A exposição aos agentes patogênicos ali presentes compromete a saúde dessa população, além de contaminar o solo e lençóis freáticos da região.

Para mudar essa realidade, algumas tecnologias baratas e acessíveis podem ser utilizadas, como é o caso dos biodigestores. Neles, os micro-organismos decompõem a matéria orgânica em gases e biofertilizantes para posterior utilização. A reciclagem de materiais inorgânicos, que permite a reutilização do lixo, também auxilia no combate ao problema.

Porém, ambas soluções necessitam de coleta seletiva eficiente. Ainda não é hábito do brasileiro separar corretamente seu lixo doméstico, dada desinformação sobre o tema e falta de estímulo pelo Poder Público. Trata-se de problema estrutural, pois envolve a formação base do indivíduo, por meio educacional.

Levando em consideração o grande setor agropecuário brasileiro, o governo poderia fornecer incentivos fiscais para que esses trabalhadores implementem, em suas terras, sistemas como os biodigestores. Em menor escala, as escolas, centros de pesquisa e órgãos governamentais devem reforçar os efeitos positivos da reciclagem para o meio ambiente, bem como lecionar cursos para sua realização e formas de empreendedorismo com o material reciclado.

dudasnb
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 17/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum