TEMA: Violência urbana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Violência urbana

Mensagem por gabrielluna em Qua Ago 16, 2017 3:47 pm

Com o fim da guerra fria, houve consolidação do capitalismo em escala mundial. Devido a sua voraz dinâmica, esse sistema econômico exclui aqueles que não conseguem adaptar-se as demandas do mercado. Nesse contexto, a parcela marginalizada da população, em conjunto a uma cultura historicamente construída como individualista, contribuem para violência urbana no Brasil. Com resultado, a violência urbana e nociva ao respeito aos direitos humanos e ao bom convívio social.

Nesse sentido, deve-se salientar que a exclusão social sofrida pela base da população ‘e consequência da negligencia que o Estado apresenta perante ‘a inserção desses cidadãos. Ainda, esse descaso funciona como barreiras na busca por trabalho, pois tanto as contratadoras como os contratados tem dificuldade de estabelecer contato. Consequentemente, esse entrave na comunicação impede a ascensão dessa classe. Segundo o economista Adam Smith, existe no mercado, a ação de uma “mão invisível” que dita o rumo do sistema capitalista. Desta forma, sem a ação do Estado ‘e inevitável que aconteça a marginalização, e um consequente aumento da violência urbana.

Além disso, existe hoje a predominância de uma cultura individualista. Nesse sentido, há embutida na sociedade a dificuldade de confiar nos outros, e aceitá-los como iguais. Essa falta de confiança desencadeia medo na sociedade. O medo, atrelado a agressividade dos grandes centros urbanos, gera violência. Nesse contexto, na obra intitulada Leviatã, do filosofo Thomas Hobbes, ele defende que a paz civil e união social só podem ser alcançadas quando é estabelecido um contrato social com um poder centralizado que tem autoridade para proteger a sociedade, criando paz e uma comunidade civilizada.

Torna-se evidente, portanto, que a problemática da violência urbana afeta os direitos humanos e o bom convívio nas cidades brasileiras. Desta forma, faz-se necessário que o Ministério de trabalho atue em conjunto ao Ministério da Cultura para mudar o quadro atual. Assim, cabe ao Ministério do trabalho organizar feiras de emprego para aproximar a população desempregada das ofertas de trabalho. Já ao Ministério da cultura cabe conscientizar a população através de campanhas publicitarias que circulem pelos centros urbanos, afim de evitar agressões como furtos e roubos. Como também acabar com ações que violentem a parcela marginalizada como os moradores de rua.

gabrielluna
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 16/08/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Violência urbana

Mensagem por Francis Bacon em Sab Set 23, 2017 11:31 pm

*Redação com Problemas*

Possíveis causas:

  1. Envio de várias redações sem esperar a correção da primeira ou com uma correção já em andamento.
  2. Gênero textual fora do padrão ENEM (dissertativo-argumentativo).
  3. Repetição exagerada de erros no texto: vírgulas sem espaço, pontuação errada etc.
  4. Falha na diagramação.
  5. Texto digitalizado.

Consulte as regras para mais informações:
http://redacaonota1000.forum-livre.com/t65-regras-e-novo-aqui-quer-enviar-sua-redacao-seu-topico-sumiu-esta-na-lixeira-leia-este-topico

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum