TEMA: Valorização do idoso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Valorização do idoso

Mensagem por gabrielluna em Qua Ago 16, 2017 3:46 pm

No Brasil, as últimas décadas foram de bônus demográfico, ou seja, a parcela economicamente ativa ‘e mais que 50% da população brasileira. Atualmente, o quadro demográfico está entrando no terceiro estágio, o de estabilização do crescimento. Isso, devido a diminuição da taxa de natalidade e do aumento, em vinte anos, da expectativa de vida no último século. Desta forma, a terceira idade atingiu seu ápice numérico, e há previsão de que continue a crescer. Contudo, mesmo representando uma significativa parte da sociedade, eles não são devidamente valorizados no pais.

De fato, a desvalorização do idoso ‘e um quadro preocupante no Brasil. Muitos são negligenciados pela família, e vivem sozinhos em condições de risco, pois não possuem aptidão necessária para realizar as tarefas domésticas. Há ainda aqueles que foram marginalizados e esquecidos em casas de repouso. Estas, são muitas vezes em locais mais afastados, e não recebem inspeções periódicas, o que facilita quadros de abuso e maus tratos.

Além disso, deve-se salientar que existe uma negligencia a qualidade do sistema de saúde público por parte do governo. Essa falta da atenção favorece fatores que apontam que valorização dessa classe não ‘e efetiva: a dificuldade imposta pelos planos de saúde que cobram altas mensalidades e a insuficiência da aposentadoria para cobrir gastos com exames e medicamentos no setor privado. Esses fatores são consequências da falta infraestrutura, medicamentos, e atendimento eficiente no âmbito da saúde pública.

Tendo em vista as dificuldades sofridas pelos idosos, faz-se necessário que o Ministério da saúde e as famílias trabalhem em conjunto para aumentar a qualidade de vida dessa população. Desta forma, cabe ao Ministério da saúde garantir que a verba repassada para o sistema de saúde unificado seja devidamente investida, para desta maneira erradicar gastos desnecessários com tratamentos que deveriam ser disponibilizados pelo SUS. Já ‘as famílias, através de um revezamento, cabe incluir os idosos em suas rotinas e fazer visitas diárias ‘as casas de repouso afim de evitar situações de maus tratos.

gabrielluna
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 16/08/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum