TEMA: a atuação política no mundo atual: desafios e limites.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: a atuação política no mundo atual: desafios e limites.

Mensagem por rosana marques em Dom Jul 30, 2017 6:40 pm

A pouca participação popular em todas as esferas do poder público refletem o processo burocrático legislativo, o desinteresse social pelos assuntos relacionados a administração público bem como pelo distanciamento entre governados e governantes.
A constituição federal brasileira prevê como direito fundamental a possibilidade de participação popular no poder público, indicando três instrumentos: plebiscito, referendo e inciativa popular. Os dois primeiros para serem acionados requerem a ingerência dos representantes do poder legislativo. Já a iniciativa popular pode ser demandada pelos cidadãos, entretanto, o quórum proposto para tal iniciativa é bastante elevado, vale dizer, 1% do eleitorado nacional, distribuído por cinco estados e em cada um com no mínimo 0,3% do eleitorado. Por esse motivo, dificultando e até impedindo essa atuação.
Além desse fator, a falta de interesse popular sustenta esse comportamento dos cidadãos brasileiros. Vive-se uma era em que grande parte da população conhece todos os participantes dos programas televisivos, mas poucos são os que reconhecem os responsáveis por ditar os rumos do país. Em manifestação recente cujo objetivo era informar ao Estado a reprovação da sociedade frente às reformas trabalhistas, o fracasso foi visível, ainda que grande parte a rejeite.
Em vista disso, a participação popular ainda enfrenta grandes limites e dificuldades, que devem primeiramente ser ultrapassados com a modificação da cultura e da mentalidade do povo brasileiro. Ademais há necessidade de criação de fóruns de debate pelos poderes da administração, visando aproximar a sociedade dos governantes.  
[/justify]

rosana marques
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 24/07/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum