TEMA : A questão do índio no Brasil contemporâneo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA : A questão do índio no Brasil contemporâneo

Mensagem por weldner12 em Qua Jul 19, 2017 10:47 pm

Abrace suas raízes

A maneira pela qual o índio é visto na atualidade muito se assemelha ao período colonial brasileiro, onde os nativos são considerados inferiores ao homem branco por conta da sofisticação tecnológica europeia. Dessa forma, sendo que tal pensamento foi repetido por toda a extensão histórica da época, o mesmo enraizou-se nos valores da sociedade, apresentando-se, atualmente, como um forte preconceito. Essa construção social é sustentada, hoje, tanto pelo processo de desvalorização cultural, como também pela ausência de esforços para valorizar a cultura em questão.

Culturas reginais e nacionais são fortemente desestruturadas com o progresso tecnológico e consequente avanço do capitalismo. Isso se dá ao processo de globalização, cujo foco - mercadológico, visa a disseminação de uma única cultura para que possa atingir mais vendas. Sendo assim, a supervalorização da cultura pop rapidamente ofusca culturas singulares, colocando a figura do índio à escanteio e, portanto, omitindo sua existência e valor. Nesse sentido, a cultura indígena brasileira encontra-se às margens de qualquer reconhecimento.

Como consequência da omissão do índio na sociedade, as chances de ocorrência de eventos para reintegrá-lo na mesma tornam-se baixíssimas. Assim, não se encontram quaisquer programas ou reportagens que mostrem, procurem saber ou mencionem a situação indígena atual. Isso ocorre pois, além do esquecimento, tal matéria não geraria tanta audiência. Dessa forma, a retrógrada visão sobre o índio na sociedade se mantém intocada.

Portanto, é notório que a atual visão sobre o índio no Brasil é configurada por um preconceito gerado há séculos. Sendo assim, tal realidade só poderá mudar com a mobilização do poder público. Logo, o governo deve promover a cultura indígena através da adoção do costume de, nos fins de semana mais próximos ao dia do índio, transmitir pela televisão e outros meios comunicativos, matérias que revelem a importância histórica do índio para a formação da sociedade brasileira. Além disso, governos estaduais devem incentivar o contato dos povos indígenas com a população da região através de eventos onde os índios ensinam sua cultura. Dessa forma, não só o preconceito diminuirá, como também será mais valorizada e cuidada a sociedade nativa.

weldner12
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 18
Pontos : 44
Data de inscrição : 30/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA : A questão do índio no Brasil contemporâneo

Mensagem por Francis Bacon em Ter Set 19, 2017 10:14 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 842
Pontos : 978
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA : A questão do índio no Brasil contemporâneo

Mensagem por weldner12 em Seg Out 16, 2017 11:17 am

A reconfirmação já foi atendida, aguardando correção.

weldner12
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 18
Pontos : 44
Data de inscrição : 30/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum