TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por Rejaneos37 em Qua Jul 12, 2017 10:15 pm

Embalagens pós consumo

Com pedisse de Isaac Newton, toda ação tem uma reação equivalente. Não seria diferente para o lixo gerado diariamente nas cidades brasileiras. Desta forma, a maneira como a questão do lixo é tratada podo modificar os impactos causados pelos hábitos da sociedade.

O brasileiro produz cerca de 61 milhões de toneladas de lixo por ano, segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Sendo que, de acordo com o Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre), apenas 15% do lixo que coletado é reciclado. Assim, os outros 85% do lixo vai para aterros sanitários, porém, boa parte deste vai para lixões, rios, mares, e ruas. Como consequência há a morte ou contaminação de animais aquáticos, poluição da água, do solo (pelo chorume), e do ar (pelo gás metano), bem como enchentes nas cidades, por causa dos bueiros entupidos com lixos jogados pelos “cidadãos”.

Apesar dos maus exemplos, existem no Brasil boas ideias e iniciativas. Como, por exemplo, a empresa Tetra Pak, a qual fabrica embalagens longa-vida, promove a coleta de embalagens em comunidades da Amazônia, além de incentivar cooperativas que produzem telhas e placas a partir de embalagens (Jornal Carta Capital). Outro bom exemplo é o tijolo feito a partir de vidro, lodo de estação de tratamento de água, cinzas de biomassa que foi desenvolvido na cidade de Lages, Santa Catarina (Jornal G1). Nesse sentido, ideias como essas podem fazer novos mercados sustentáveis sejam descobertos.

Dados o exposto, é notório que essa problemática precisa ser superada. Para tanto, cabe à Escola, em seu papel de formação social, promover aulas e eventos temáticas , com a participação da Família e comunidade, a fim fomentar a educação de crianças e jovens, principalmente, conscientes de suas ações em relação ao meio ambiente. Ademais, o Governo e o Setor privado devem incentivar a criação de novos produtos e tecnologias, para que o excesso de lixo vire arte, como é citado no documentário Lixo Extraordinário.

Rejaneos37
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 12/07/2017
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por Francis Bacon em Ter Set 19, 2017 9:58 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum