TEMA: Bullying nas escolas brasileiras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Bullying nas escolas brasileiras

Mensagem por caolrs em Qui Jul 06, 2017 8:32 am

Nas ditaduras, há uma hierarquia social em que, quem é considerado mais forte, domina e oprime os tidos como fracos. Analogamente, ainda que nas escolas brasileiras não exista um regime severo, ocorre uma situação semelhante, na qual alunos "valentões" ou mais velhos, agridem outros estudantes por nenhuma razão e, dessa maneira, estabelecem uma relação de poder, causando inúmeros danos aos agredidos. Essa situação é conhecida como "bullying" e soluções são necessárias para revertê-la.

No cenário escolar, o "bullying" é praticado por adolescentes que desejam impor superioridade, por exemplo, a alunos menores ou novatos, através da violência física ou verbal. O ato ocorre, principalmente, nas salas de aula, quando o docente não está presente - dessa forma a violência torna-se mais fácil. É fato que a falta de supervisão adulta nas instituições de ensino é um problema frequente, deixando os estudantes mais suscetíveis ao "bullying".

Consequentemente, os problemas decorrentes das agressões podem se estender por um enorme período de tempo. Os infantes podem desenvolver depressão, como também passarem a ser antissociais e desanimados, acarretando baixo rendimento escolar - um dos principais sinais de que a criança é vítima de "bullying" - e dificuldades nas relações pessoais entre seus colegas e familiares. É imprescindível, portanto, acompanhar a saúde psicológica desses jovens desde cedo, a fim de impedir a continuidade dessas consequências até a vida adulta.

É fundamental ter a educação e o diálogo como principal pilar para a conscientização dos estudantes. Por meio de palestras educacionais, geridas por coordenadores e pedagogos , os jovens aprendem a ter conhecimento do que é o "bullying" e das suas consequências, além disso, no primeiro sinal de brincadeiras mais preocupantes nas salas, para evitar sua futura repetição, o professor deve advertir logo os alunos. Outrossim, é indispensável a contratação de psicólogos nos colégios, pela direção escolar, haja vista que é essencial oferecer suporte às vítimas, justamente por serem tão prejudicadas no seu processo de formação pessoal.

caolrs
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 11/09/2016
Idade : 17

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Bullying nas escolas brasileiras

Mensagem por Francis Bacon em Ter Set 19, 2017 9:58 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum