TEMA: automedicação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: automedicação

Mensagem por Vanderley R.Borrer em Qui Jun 29, 2017 8:35 pm

No século XV um cientista Suíço (Paracelso) acreditava que  "não há nada na natureza que não seja venenoso. A diferença entre remédio e veneno está na dose de prescrição”, por isso é importante a avaliação e ajuda do profissional no caso um médico.      

  O consumo de medicamentos sem prescrição médica é um risco a saúde, pois existem inúmeras substancias que em casos específicos são fatais à vida, segundo dados da (Abifarma) cerca de 20 mil pessoas morrem todo ano no País por causa da automedicação. No Brasil é comum esse tipo de prática, estudos indicam que pelo menos 35% dos medicamentos são adquiridos sem receita e que 72% da população toma remédios sem diagnostico, dentre esses os mais vendidos são os: analgésicos, antiácidos, laxantes, vitaminas e descongestionantes nasais.  

  As Propagandas   também acarretam em influenciar o uso desenfreado de alguns medicamentos  sendo  que em cada dez Brasileiros sete afirmam se automedicar, devido enfrentarem grandes burocracias em obter acesso ao SUS e também a falta de um plano de saúde, muitos hospitais, policlínicas e PSF não tem estruturas estão sempre lotados, ou não possuem médicos nos horários de pico, dai buscam alternativas irregulares em Farmácias e assim acabam se automedicando.  

  As Empresas do ramo Farmacêutico estão focadas em cada vez mais aumentar seus lucros, para se ter uma ideia esse mercado movimentou em 2015 entre solo Brasileiro, e exterior aproximadamente US$ 7,79 bilhões. Uma saída para buscar solução a esse problema é a (Anvisa) agência nacional de vigilância Sanitária, Ministério da Saúde , o (CRF) conselho regional de farmácias  e os Municípios, juntos desenvolveriam ideias  para serem colocadas em práticas diminuindo a automedicação. Essa ação seria conjunta com a sociedade que através de um plebiscito usando a votação para decidir quais medidas adotar para equilibrar o consumo de Fármacos no Brasil, e assim ser modelo para outros Países.

Vanderley R.Borrer
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 27/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum