Tema: As consequências do sedentarismo infantil no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tema: As consequências do sedentarismo infantil no Brasil

Mensagem por WesleyAlan em Qui Jun 29, 2017 7:39 pm

O exercício de atividades físicas é, comprovadamente, benéfico à vida humana, visto que permite a queima de calorias excedentes no organismo. Contudo, na sociedade brasileira observa-se a acomodação das pessoas em relação ao estado de seu corpo, isso ocasiona na ausência de práticas esportivas no dia a dia de milhões de brasileiros, sobretudo entre os mais jovens. Dessa forma, o sedentarismo infantil aparece como um comportamento maléfico para a saúde de milhares de crianças.

A falta de exercícios físicos pode gerar a perda da qualidade de vida nos pequeninos. Segundo dados da OMS, morrem mais de cinco milhões de pessoas no mundo graças ao sedentarismo, isso ocorre uma vez que com o relaxamento da saúde do próprio corpo torna-se mais propício o surgimento de doenças cardiovasculares. Com isso, o aparecimento de uma geração que não costuma se exercitar pode leva-los a desenvolver graves quadros clínicos no futuro. Nesse sentido, é evidente a presença de uma grande bomba relógio criada pela sociedade e que deve ser tratada como uma questão de saúde pública no país.

Somado a isso, a substituição dos momentos infantis pelas novas tecnologias ajuda na disseminação do sedentarismo entre os mais jovens. Não é raro de se ouvir adultos contarem histórias sobre a sua infância, em geral era comum naquela época ruas e parques lotados de crianças brincalhonas e risonhas. Contudo, com o passar dos anos esse cenário mudou, os mais novos hoje estão muito mais interessados no celular do que ir brincar na vizinhança. Com isso, é nítida a perda das práticas de atividades físicas na idade infantil, visto que nas décadas passadas as crianças costumavam estar em movimento até o dia escurecer.

Portanto, é preciso atenuar esse problema. Primeiro, o Governo Federal deve tratar a questão do sedentarismo infantil como um caso de saúde pública no país e, dessa forma, unir forças para erradica-lo. Para isso, é preciso que a União estabeleça uma cooperação com escolas e municípios com o objetivo de oferecer uma maior carga horária de atividades físicas para os pequeninos na grade escolar. Além disso, faz-se necessário devolver as crianças os momentos marcantes da infância, isso é possível através de um controle exercido pelos pais no acesso às novas tecnologias, tal regulação deve possibilitar que esses jovens passem mais tempo brincando e movimentando os músculos do que de olho em uma tela de computador.

WesleyAlan
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 17

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum