TEMA: A democracia no Brasil está funcionando?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A democracia no Brasil está funcionando?

Mensagem por EduMiller em Qua Jun 28, 2017 9:21 pm

A democracia foi criada pelos gregos, na Idade Antiga, e é uma forma de administração que remete à ideia de governo do povo. Nesse sentido, os cidadãos podem participar das escolhas que ocorrem, o que é importante para o alcance de seus interesses. Entretanto, no Brasil, o bom funcionamento desse sistema encontra algumas dificuldades na escolha dos líderes políticos, bem como no interesse da população em participar desse momento decisivo. Para que seja vivenciada a democracia em sua plenitude, torna-se importante uma análise sobre esses fatos.

O Brasil opera uma forma indireta de democracia, a representativa. Nela, os cidadãos escolhem seus representantes, que deverão defender os interesses daqueles que elegeram-no. Porém, estão sendo comuns situações em que os políticos apoiam projetos e leis governamentais que não agradam à população que colocou-os no poder. Isso pode ser demonstrado através de reformas, como a da previdência, aumentando o tempo de contribuição e a idade mínima para a aposentadoria, e o projeto de terceirização, o qual pode piorar os salários e as condições de trabalho. Para o fim desses impasses, as pessoas devem estar atentar a quem estão votando, para não serem prejudicadas.

As ciências sociais, por meio de pensadores – como Aristóteles, ao dizer que o homem é um animal político –, já buscou demonstrar que todos fazemos política. Nessa perspectiva, há uma disputa pelo poder, afim de que determinados interesses sejam alcançados. O que acontece, no entanto, é que algumas pessoas tornam-se alheias aos processos democráticos ao não buscarem saber em quem votam, isto é, propostas, ideias e histórico político, ou ao aceitarem benefícios, como cestas básicas e dinheiro, em troca de seus votos, por não entenderem tamanha importância dele. Assim, é possível afirmar que as mudanças em prol dessa população, geralmente mais pobre e, por isso, facilmente comprada, se tornam cada vez mais difíceis. Tal contexto é, pois, fator decisivo para que injustiças e situações de desigualdades sociais se perpetuem.

Intervir nas necessidades da democracia é, portanto, indispensável para promover as transformações requeridas. O poder executivo deve, durante o período de eleições, ampliar a distribuição de informativos acerca dos candidatos a cargos públicos, informando sobre projetos e pontos defendidos por eles. Já o poder judiciário, por ser responsável por fiscalizações, é importante para que atue na intensificação do combate à compra de votos. Por fim, as escolas, compreendendo seu papel na formação da cidadania, devem instruir através de debates e discussões, essa nova geração, sobre a importância da experiência social vivenciada na democracia. Com a efetiva prática dessas medidas, poderá ser viável experienciar relações mais equilibradas dentro do sistema democrático brasileiro.

EduMiller
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 01/05/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A democracia no Brasil está funcionando?

Mensagem por Francis Bacon em Qua Jul 05, 2017 11:04 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 810
Pontos : 946
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum