o sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

o sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Mensagem por John Meh em Ter Jun 27, 2017 5:09 pm

O sistema carcerário brasileiro atual iguala-se ao da idade média. Para um sistema que visa reintegrar o presidiário à sociedade, esse passa longe de cumpri-lo. Celas superlotadas, falta de higienização, quase nenhuma assistência social ou médica. Pois diga, quem estará pronto para a sociedade quando nem o Estado lhe quer bem?


Todos que já visitaram um presídio brasileiro, ou já estiveram presos nele, sabem que de humanista não há nada. Basta ler alguns relatos do Dr. Dráuzio Varella, em seu livro Estação Carandiru, como o total descaso, tanto com a infraestrutura quanto  com a higiene dentro dos presídios, faz com que quase diariamente presidiários sejam vítimas fatais de doenças ou conflitos internos.


Os direitos humanos são constantemente desrespeitados. Os presidiários não têm acesso à assistência médica, água potável e são sujeitos à superlotação. Veja bem, por que alguém que nao tem seus direitos respeitados iria respeitar os de seu próximo? Isso confirma que o atual sistema contribui para  o efeito contrário de seu objetivo. Ou seja, esse leva os presidiários mais ao fundo das margens da sociedade em vez de restitui-lo à ela.


Há de se notar também que, o Estado, por ser o responsável pela administração do sistema, é também responsável pela violação dos direitos dos presidiários. Sendo visível a incapacidade do Estado em lidar com tal responsabilidade.


Com a notável incapacidade do Estado em arcar com esse assunto, cabe à iniciativa privada tomar conta dessa tarefa. Essa poderia tomar parte comprando os presídios e reformulando-os, podendo então levar aos presidiários o que lhes é necessário para fazerem parte novamente da sociedade. Iniciativas como aulas voluntárias veiculadas por alunos universitários seriam de grande ajuda nesse objetivo.

John Meh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 27/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum