TEMA: O suicídio entre os jovens brasileiros - Como enfrentar esse problema

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: O suicídio entre os jovens brasileiros - Como enfrentar esse problema

Mensagem por daniele soares em Dom Jun 25, 2017 3:56 pm

O romance francês de Goethe que remete aos sofrimentos do jovem Werther, descreve a frustração do personagem ao se apaixonar por Carlota, uma mulher comprometida. Triste ao perceber que nunca poderia tê-la, preferiu então tirar a sua própria vida. Fora da literatura os conflitos emocionais e sociais vivenciados, em maior número, por crianças e adolescentes tem crescido e se tornado uma realidade no Brasil, fazendo necessário procurar soluções que impeçam as consequências que esses problemas podem trazer.

Por esse grupo de pessoas ser mais vulnerável, problemas como, a falta de aceitação do físico deles, nas escolas, do financeiro ou da sexualidade pode afetar o comportamento, desencadeando casos de depressão que podem levar ao suicídio quando não notados e tratados. Pois, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o autoextermínio está em segundo lugar no ranking mundial de causas tratáveis e evitáveis que mais matam jovens.

Apesar do país não estar em primeiro lugar no dentre os que mais tem mortes por suicídios, tem crescido cerca de 60% o número de vítimas em 50 anos. Entretanto, ele mata cerca de 3 vezes mais homens do que mulheres. Devido a ideologia machista, que os coloca em superioridade diante das mulheres, impedindo-os de expor suas dores e sofrimentos, por causar-lhes constrangimento em meio a sociedade. Por isso, não procuram ajuda.

Desse modo, fica claro, portanto, que medidas precisam ser tomadas para combater esse mal. Logo, seguindo a linha de pensamento de Pitágoras, a qual diz ser necessário educar as crianças para não punir os homens. Cabe ao Ministério da Educação preparar um curso com o nome "eu amo viver" e aplicá-lo nas escolas, onde professores junto a psicólogos, ensinarão a importância da vida aos alunos de forma dinâmica, para que assim eles possam entender o quão importante ela é. Além disso, o Ministério da Saúde deveria disponibilizar Centros de Valorização a Vida para homens, via internet e via celular ou telefone, para que assim eles possam quebrar paradigmas do passado e procurar ajuda, caso precisem, para impedir o agravamento dessa situação.

daniele soares
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 14/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: O suicídio entre os jovens brasileiros - Como enfrentar esse problema

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 25, 2017 5:23 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 842
Pontos : 978
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum