A questão do lixo na sociedade brasileira.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A questão do lixo na sociedade brasileira.

Mensagem por Bruna Garcia Ramos em Sab Jun 24, 2017 8:59 pm

O Brasil enfrenta diversos problemas e um dos principais deles está relacionado ao desiquilíbrio do meio ambiente causado pelo excesso de resíduos gerado. A problemática do lixo tem se agravado com a atual sociedade de consumo causada pelo capitalismo desenfreado e a falta de educação ambiental.
A obsolescência programada é uma das causadoras, uma vez em que os aparelhos eletrônicos duravam mais de 10 anos, hoje duram em média de 2 à 3 anos, aumentando a quantidade de metais pesados nos lixões. Além disso, cada cidadão gera por dia cerca de 1,5 kg de lixo, pesquisa feita pela AgSolve, e não reaproveitam seus materiais, sejam eles orgânicos ou inorgânicos, não realizando também a coleta correta; sem contar, contudo, as cidades onde não há saneamento básico e/ou aterro sanitário.
Tais medidas acabam por contribuir com a destruição da fauna e flora, proliferação de transmissores de doenças (como os mosquitos) e a contaminação do solo e lençóis freáticos em lixões abertos. O documentário "Ilha das Flores" aborda esse assunto e faz uma análise crítica do atual modelo de produção e suas consequências, dando ênfase principalmente sobre a desigualdade social, onde todos da nossa sociedade deveriam possuir as condições mínimas de sobrevivência.
Sendo assim, observa-se que há muito a ser feito, a começar pelo Estado impondo a educação ambiental como matéria obrigatória, sendo eficaz no processo de aprendizagem; promover palestras em instituições e locais públicos sobre as causas e consequências do lixo no intuito de reeducar, sensibilizar e formar os indivíduos seres mais éticos e responsáveis. Os cidadãos, por sua vez, devem lutar pelos seus direitos e cobrar pelas condições mínimas de vida, sobretudo, pelo saneamento básico e educação de qualidade, para, por fim, seguir com o desenvolvimento equilibrado.

Bruna Garcia Ramos
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 24/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum