Desastres ambientais: quail o preço do desenvolvimento?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desastres ambientais: quail o preço do desenvolvimento?

Mensagem por Bruna Garcia Ramos em Sab Jun 24, 2017 8:56 pm

No início da colonização portuguesa no Brasil, havia cerca de 81% de vegetação de Mata Atlântica e 14% do Cerrado, porém, com o decorrer da história, hoje há apenas 8% e 1% desses ecossistemas. O crescimento urbano desordenado junto ao capitalismo, atual sistema socioeconômico e político, carregam com si grande parte dos desastres ambientais, senão todos.
A procura pelo desenvolvimento fez das indústrias utilizarem, mais que o necessário, os recursos naturais, principalmente os não-renováveis, sendo eles o petróleo e gás natural, por exemplo. A urbanização, por sua vez, contribuiu com a destruição da fauna e flora, deixando em situação vulnerável diversas espécies.
Tais acontecimentos favorecem o desequilíbrio do meio ambiente, causando a extinção de alguns animais, como a arara-azul e o macaco-aranha e, sobretudo, acelerando o processo do efeito estufa com a grande emissão de CO2 (dióxido de carbono), provocando um aumento significativo de grandes tempestades, furacões e tornados, além do derretimento das calotas de gelo que, consequentemente, provocam uma elevação global nos níveis dos oceanos.
Sendo assim, é de suma importância que o Estado, em parceria com a Secretária do Meio Ambiente, incentive o desenvolvimento sustentável, retirando apenas o necessário da natureza e promova o ensino para os cidadãos sobre os 3R's (reduzir, reaproveitar e reciclar) por meio da educação ambiental nas instituições de ensino, além de realizar a compensação de CO2 com a plantação de ávores nos bairros. Deve, também, intensificar a fiscalização e promover planos de prevenção no intuito de melhorar a relação desenvolvimento x meio ambiente.

Bruna Garcia Ramos
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 24/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum