TEMA: Preconceito linguístico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Preconceito linguístico

Mensagem por jose dos santos em Sab Jun 24, 2017 8:47 pm

O preconceito linguístico consiste de forma básica em não concordar com o modo característico de falar da população uma região específica. No mundo contemporâneo, com tecnologia de ponta, pessoas conectadas à internet e tanto se falando em globalização, aquele pode soar como uma contradição que afasta as pessoas. Não obstante a óbvia segregação, mais uma consequência é notória, a desvalorização cultural de determinado lugar, inibindo as pessoas de propagarem suas raízes com orgulho e sem medo de uma possível reprovação injustificada e baseada no preconceito.

O advento da internet e a rápida renovação tecnológica das comunicações de modo geral, permitiu um mundo extremamente conectado, onde se revela uma tendência de união global, conhecida como globalização. Mesmo em tal mundo, existem pessoas que exprimem seu preconceito e sua falta de senso global com o próximo, atacando a forma de falar ou gírias características de determinado lugar, contrariando o contexto do mundo contemporâneo, de união. A segregação e o tratamento preconceituoso e pejorativo a forma do outro falar, acaba por separar as pessoas, ao invés de unir em um mundo onde todos possam exprimir o seu modo natural de vida.

Com isso, as pessoas acabam desvalorizando até mesmo a própria cultura, inferiorizando-se e se policiando para não cometer "gafes" diante de alguém que possa expurgar seu preconceito, de modo a recair sobre o indivíduo. A consequência a curto prazo é desastrosa, a desvalorização da identidade nacional, das raízes do indivíduo. Traçando uma analogia, a maioria dos idiomas hoje não teria conhecido a etimologia das palavras, caso o preconceito linguístico atingisse as pessoas que falavam latim, e isto demonstra as consequências a longo prazo do preconceito linguístico.

Assim, o preconceito linguístico deve ser completamente banido da sociedade, pois é um dos males que afeta a globalização como um todo, objetivando a quebra de barreiras de comunicação, de cultura entre os povos, permitindo uma permuta cultural, e a difusão da informação ao longo das gerações. Eliminando tais preconceitos linguísticos, juntamente a outros preconceitos, construir-se-á uma sociedade mais saudável.

jose dos santos
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 24/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Preconceito linguístico

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 25, 2017 5:23 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum