TEMA: Problemas e desafios do transporte público urbano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Problemas e desafios do transporte público urbano

Mensagem por Wiill1 em Qui Jun 22, 2017 2:02 pm

Meios mais eficientes para conseguir se locomover são prioridade no mundo desde a Antiguidade, quando os Sumérios, oriundos da antiga Mesopotâmia, fizeram a descoberta da roda, que posteriormente faria uma revolução no sistema de transporte. Entretanto, pensando em situações do nosso cotidiano, se faz necessário o aperfeiçoamento do atual sistema de transporte público urbano nas grandes metrópoles, que encontram empecilhos para conseguir deslocar um grande número de usuários.

O movimento migratório no Brasil para os grandes centros urbanos se intensificou com o passar dos anos, tendo o seu ápice após a Revolução de 1930 até meados da década de 1980, o que resultou em uma superlotação das cidades. Além disso, a facilidade na aquisição e financiamento de veículos de transporte individual, trazendo certo nível de conforto e comodidade a população, tornando as vias públicas quase que inacessíveis em horários de pico, dificultando o transporte do seu local de trabalho até a sua residência, acentuando ainda mais o caos advindo do exponencial crescimento populacional.

Porém, o problema ainda se encontra longe de ser resolvido. Isso porque grande parcela da população migrante, por obter um baixo poder aquisitivo, se aloca nas periferias das grandes cidades, tendo o acesso restrito a locais de entretenimento e postos de trabalho, em decorrência da distância em que se encontram. Ademais, a precariedade no atual sistema de transporte das grandes metrópoles faz com que aproximadamente 20% das pessoas deixe o transporte coletivo de lado, e utilize o seu carro para se locomover, ocupando o espaço que um ônibus por exemplo, poderia estar transportando um maior número de pessoas.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. Para isso, o espaço viário deve ser utilizado de uma maneira que seja logisticamente mais aceitável, na qual uma parcela da população que faz uso do seu carro para se locomover deixe de lado este hábito, e opte pelo transporte coletivo, que é capaz de comportar mais pessoas em um espaço menor. E isso, deve ser aliado a um crescente investimento por parte das prefeituras das grandes metrópoles em sistemas ferroviários e metroviários, que devem ter uma atenção especial, em detrimento ao transporte individual, pois são capazes de transportar em um período menor de tempo, uma maior quantidade de usuários. Desta forma, o transporte público urbano se torna menos caótico e mais aprazível ao público.

Wiill1
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 22/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Problemas e desafios do transporte público urbano

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 25, 2017 5:24 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 701
Pontos : 837
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum