Tema: O Brasileiro está de fato seguro portando uma arma?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tema: O Brasileiro está de fato seguro portando uma arma?

Mensagem por Marco Antonio em Seg Jun 19, 2017 2:39 pm

A falsa segurança
     No que se refere ao uso de armas de fogo pelo cidadão civil, é possível afirmar que sendo ela uma meio de defesa por parte de muitos, é necessária a conscientização  para que seja usada de maneira responsável por aqueles que a possuem. Se por um lado, é bom tela como meio de autodefesa devido ao avanço da criminalidade a qual vem crescendo no Brasil; por outro, sua utilização  trazem sérios problemas.
     Segundo Aristóteles, o homem é um ser social. Hoje, com o aumento da violência muitos cidadãos têm sentido a necessidade de outros meios para se sentirem protegidos dentro dos seus lares, e não apenas dentro deles. Desse modo, grande parte da sociedade já não conta tão somente com a proteção dada pelo estado através das policias, e têm sentido a necessidade de se armar, tomar aula de tiro e se preparar com o  que considera o seu dever: proteger sua família,  diante de tantos assaltos à mão armada nas ruas e invasões de domicílios. A posse de arma costuma fazer o cidadão se sentir mais seguro, diante da expectativa do assaltante de sentir ameaçado.
     Entretanto, há de se analisar alguns aspectos essenciais diante das investidas por parte dos meliantes. O mais importante deles é o "fator surpresa". É preciso considerar que a iniciativa é do assaltante, que obviamente escolhera o momento propício e a melhor condição de agir. A biologia tem comprovado que, ao contrário do que defendia Darwin, nem sempre é o mais forte quem sobrevive. Neste caso, o fato de estar bem mais preparado não significa êxito na sua tentativa de se defender, pois em muitos casos cidadãos acabam perdendo as suas vidas.
   Desse modo,  o governo deve investir em medidas de segurança pública, devido ao aumento da criminalidade e aumento da sensação de insegurança principalmente nos centro urbanos, com o aumento dos efetivos da forças de segurança estaduais e uma melhor preparação por parte dessas autoridades para dessa maneira combater o crime e defender a sociedade, e os habitantes não terem que fazer o papel de defesa o qual cabe ao estado.

Marco Antonio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 11
Pontos : 33
Data de inscrição : 03/03/2017
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum