O "jeitinho brasileiro" em discussão no século XXI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O "jeitinho brasileiro" em discussão no século XXI

Mensagem por amanda vasconcelos em Dom Jun 18, 2017 6:45 pm

Estereótipo ou realidade?

A obra ''Memórias de um Sargento de Milícias'' do escritor brasileiro Manuel Antônio de Almeida, apesar de ser escrita no século XIX já mostra o jeitinho ''malandro'' do brasileiro e isso nos mostra o quanto antigo esse costume é. Aceitar troco errado, falsificar carteira de estudante ou até mesmo colar na prova já são costumes enraizados na cultura do brasileiro.
Em primeiro lugar, precisamos enfatizar que muitas pessoas que cometem o ato corrupto acham que não está configurando um desvio de conduta. Segundo a pesquisa realizada pela UFMG quase um em cada quatro brasileiros afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser um ato corrupto, entretanto, são essas mesmas pessoas que reclamam dos políticos e de grandes corrupções que de tempos em tempos vêm à tona nos noticiários.
Essa representação ultrapassou nossas fronteiras e chegou aos estúdios da Disney, com a criação do famoso Zé Carioca. Assim sendo, a famosa “esperteza” do povo brasileiro passou a ser uma das características mais divulgadas no exterior, contribuindo para perpetuar uma imagem depreciativa que precisa ser apagada. Por outro lado, esse jeitinho não pode ser encarado como totalmente negativo. Existe um sentimento muito forte e comum aos brasileiros de buscar alegria para lidar com situações adversas e também o jeito acolhedor e essa característica adquirida no berço é um fenômeno muito mais complexo que um estereótipo pode explicar.
Fica claro, portanto, que não é só agora que esse jeitinho brasileiro de querer se dar bem existe. Sendo assim é primordial que haja, por parte do governo, maior rigor e punição àqueles que praticam atos ilícitos; políticos ou não. E também é papel do indivíduo lutar por uma sociedade mais igualitária, sendo ativo na busca por seus direitos e não atuando de forma conivente e omissa aos casos de corrupção de pequenas e grandes proporções. Também cabe à mídia promover discussões que levem à reflexão de que uma sociedade justa somente será possível por meio de comportamentos éticos e assim, tentar apagar a imagem que os outros países veem o povo brasileiro.

amanda vasconcelos
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 30/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O "jeitinho brasileiro" em discussão no século XXI

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 18, 2017 6:50 pm


_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum