SEMANA 51: TEMA: A relação entre o indivíduo e a beleza na contemporaneidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SEMANA 51: TEMA: A relação entre o indivíduo e a beleza na contemporaneidade

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 18, 2017 6:39 pm

Produza um texto dissertativo-argumentativo no qual você expresse de forma clara, coerente e bem fundamentada suas ideias acerca da relação entre o indivíduo e a beleza na contemporaneidade. Você deverá contextualizar o tema, discutir posições e manifestar seu posicionamento. Serão valorizadas a pertinência e a originalidade de seus argumentos. O seu texto deve apresentar um título sugestivo e ter cerca de 25 linhas.

TEXTO 1

(…) De desígnio divino ou de limitações anatômicas, a beleza passou a ser um ‘ato de vontade’, ‘de esforço’ e um ‘denotativo do caráter’. Como aponta Baudrillard, a sociedade de consumo traz a mensagem de que ‘só é feio quem quer’, ‘moralizando o corpo feminino’ nas palavras do próprio autor. (…) Se o corpo até a sociedade industrial era o corpo ferramenta, observamos agora que o mesmo passou a ser o principal objeto de consumo. Das academias de ginástica, dos anabolizantes, esteroides e anfetaminas que são consumidos como jujubas, das inúmeras e infindáveis técnicas de correção corporal, o corpo ‘malhado’ entrou em cena. Beleza é artigo de primeira necessidade. Mas por ela você pagará um alto preço!(…)
(Novaes, J. V. (2007) Sobre a tirania da beleza. Revista Eletrônica Polêmica, v. 18, UERJ. http://www.polemica.uerj.br/pol18/oficinas/lipis_4.htm).
 

TEXTO 2

“Toda rotina tem sua beleza, descubra a sua”
A ideia é a rotina do papel
O céu é a rotina do edifício
O início é a rotina do final
A escolha é a rotina do gosto
A rotina do espelho é o oposto
A rotina do perfume é a lembrança
O pé é a rotina da dança
A rotina da mão é o toque
A rotina da garganta é o rock
Julieta é a rotina do queijo
A rotina da boca é o desejo
O vento é a rotina do assobio
A rotina da pele é o arrepio
A rotina do caminho é a direção
A rotina do destino é a certeza
Toda rotina tem sua beleza.
Linha Natura Todo Dia.
(Comunicação criada pela Tarteka para a Natura http://www.cosmeticosbr.com.br/conteudo/noticias/noticia.asp?id=1746).

TEXTO 3

“Meu neto Bernardo é quem sempre me apresenta às tecnologias de última geração. Volta e meia chega do Rio de Janeiro com alguma novidade. Está parecidíssimo com meu pai José Custódio quando era mais moço. Neto faz bem à saúde. Se avô é pai com açúcar, neto é filho com proteínas, vitaminas e sais minerais. Um abraço de neto a cada 24 horas substitui perfeitamente qualquer tipo de medicamento. Só em saber que o Bernardo está perto, meu corpo agradece. E tem vontade de lhe fazer todo tipo de festa – festa de carícia, festa de celebração.
Bernardo me traz vida, juventude.
(…) Fiz ver a ele que não adiantam micro-ondas com programação computadorizada, congelados, sopas instantâneas e tantas outras modernidades, sempre haverá sustos numa cozinha, sempre haverá aprendizados. Máquinas se reproduzem e evoluem com tamanha rapidez que nem há tempo para conflitos entre uma geração e outra. Mas nós, humanos – mesmo os de última geração –, somos lentos demais. Nossos progressos são imperceptíveis. Demoramos décadas para perceber êxitos e fracassos. Quando, depois de muito esforço, nos tornamos mestres na arte culinária, quando, de olhos fechados, acertamos o ponto do doce, muitos já se foram. A família que senta à mesa é outra. Já não somos netos, mas avós.”
(Azevedo, Bernardo. O arroz de Palma. Rio de Janeiro, Record, 2008. p.23-25).
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SEMANA 51: TEMA: A relação entre o indivíduo e a beleza na contemporaneidade

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 18, 2017 6:41 pm

“Narciso acha feio o que não é espelho”. A frase, famosa na Sampa de Caetano Veloso, reflete integralmente a sociedade do século XXI, que, atingida pela supervalorização do olhar, prefere dar valor à beleza e à criação de padrões estéticos, deixando de lado algo mais profundo, o que, em um contexto de liquidez moderna, pode ser muito prejudicial ao homem. Nesse sentido, cabe analisar como se constrói a relação do indivíduo com a aparência a fim de que, negando Vinicius de Moraes, a beleza deixe de ser fundamental e passe a constar, apenas, como acessório nas relações humanas.

Antes de tudo, convém analisar o processo de construção do que temos hoje, nas percepções humanas. Adaptando a ideia de modernidade líquida de Zigmunt Bauman, o enfraquecimento das relações humanas e, principalmente, as mudanças nos padrões têm feito parte da vida em coletivo. Como em um ciclo, a perfeição estética, forte na Antiguidade Clássica e no Renascimento, volta à tona, gerando uma preocupação, no indivíduo, com o próprio corpo e, consequentemente, com o que vê no outro.

É importante perceber, porém, que a busca pela perfeição não deixa o homem livre de riscos. Isso porque, no trabalho de se adaptar ao que é imposto, todas as soluções parecem viáveis. Nesse contexto, surgem transtornos como a bulimia e a anorexia, além de altos gastos com cirurgias, tratamentos e dietas milagrosas. A mídia, que deveria refletir o homem e suas relações, acaba desenhando o que quer ver como padrão na sociedade, causando um choque de imagem e, consequentemente, impedindo o indivíduo de viver a plena felicidade, pois está eternamente preocupado com a forma como é visto.

Dessa forma, portanto, é evidente que o homem contemporâneo atribui à beleza uma importância nociva a seu desenvolvimento. O culto ao belo se traduz perigoso em uma sociedade imediatista, que trata as relações pessoais de forma superficial, que mutila o próprio corpo em busca de padrões. Assim, a lição extraída é a de que precisamos ter cuidado com a porção Narciso que habita em nós, ou nos afogaremos tal qual o personagem do mito grego. Sim, Vinicius estava errado: há coisas mais importantes que a beleza.

Modelo exemplar proposto pelo site: descomplica.com.br

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum