TEMA: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Mensagem por azevedorayanne em Sab Jun 17, 2017 8:08 pm

A segunda geração do romantismo foi marcada pela “fuga da realidade”, alguns heróis românticos acabavam encontrando na morte -muitas vezes no suicídio- uma solução para seus problemas existenciais. O pensamento romântico acreditava que o indivíduo estava em um constante conflito com a sociedade, sendo assim uma espécie de “desajustado”. Embora isso tenha ocorrido há séculos atrás, o suicídio vem crescendo cada vez mais, principalmente entre jovens e adolescentes no Brasil, com as mesmas conotações daquela época: a tentativa de fuga da realidade.

Na madrugada de 24 de agosto de 1954, o ex presidente brasileiro tirou a sua própria vida com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro. Acredita-se que isso tenha ocorrido devido a grande pressão militar, política e social que o ex-presidente vinha enfrentando.

O escritor Georges Perros escreveu que “O suicídio não é querer morrer, é querer desaparecer”. Muitos adolescentes vêem no suicídio uma forma de escapar da realidade difícil que enfrentam em suas casas, escolas e até mesmo no seu ciclo de amizade; e muitas vezes ele acaba acontecendo devido a pouca presença familiar que eles possuem e a falta de orientação em suas escolas, fazendo com que o adolescente se sinta sozinho com seus problemas e queira acabar com eles tirando a própria vida e é aí que está o problema.

Portanto, é indispensável à adoção de medidas capazes de assegurar esses adolescentes, mostrando que eles não estão sozinhos e assim diminuindo o índice de mortes causadas pelo suicídio, que é a segunda maior causa de morte entre os jovens segundo uma pesquisa realizada em 2012 pela UNICEF. Posto isso, cabe ao Ministério da Educação implementar nas escolas campanhas de conscientização acerca do suicídio e, além disso, promover palestras e a contratação de psicopedagogos instruídos e preparados para as escolas. Ademais, os pais também precisam ficar mais atentos em relação ao comportamento de seus filhos, fazendo assim com que o suicídio possa ser evitado e combatido.

azevedorayanne
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 17/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 18, 2017 3:54 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum