TEMA: Preconceito linguístico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Preconceito linguístico

Mensagem por dudasnb em Sab Jun 17, 2017 10:46 am

Além de uma forma de comunicação, a língua de um povo pode ser vista como uma representação de sua identidade. Entretanto, cada indivíduo apresenta suas peculiaridades, o que, somado a fatores sociais e geográficos, não torna incomum o surgimento de variações linguísticas dentro de uma mesma nação. Tais diferenças podem gerar conflitos entre os falantes de um mesmo idioma, caracterizando assim o preconceito linguístico.

Tal forma de preconceito torna-se mais acentuado em um país como o Brasil, dada sua grande extensão territorial e diversidade cultural. Pode-se dizer que aqui coexistem diversas subdivisões do português, como o dialeto característico dos nordestinos, as gírias extravagantes dos brasilienses, entre outros. O nome de determinado objeto, por exemplo, pode ter diferentes formas dependendo da região onde se está, o que pode causar incômodo entre as pessoas.

Esse incômodo pode não parecer uma forma de preconceito, mas certamente se torna à medida que se desenvolve na forma de piada. Foi o que ocorreu com um médico, que fez uma postagem em sua rede social ironizando a forma como seu paciente falava, de maneira errada, expressões médicas. O fato é que, o profissional adotou uma postura preconceituosa, não considerando a condição social do envolvido. Além disso, a mensagem emitida pelo paciente pôde ser entendida, logo o dialeto adotado pelo mesmo cumpriu sua missão de comunicar.

Entretanto, como distinguir preconceito linguístico de correções necessárias quanto ao uso da norma culta? É importante entender que, em certos contextos, a norma culta deve ser seguida. É o que ocorre por exemplo em redações oficiais do governo, que precisam manter o padrão culto, isento de informalidades e acessível a toda a população.

Em síntese, pode-se perceber que em uma situação menos informal, não há porque se preocupar com a forma falada se a mensagem é entendida. Além disso, o fim do preconceito linguístico passa pelo reconhecimento dos diferentes dialetos do país como uma forma de representatividade da cultura brasileira. Isso só é possível através de educação de qualidade, onde haja maior contato da população com as diferentes formas da língua.

dudasnb
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 17/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Preconceito linguístico

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 18, 2017 3:55 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum