TEMA: Terceirização do trabalho no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Terceirização do trabalho no Brasil

Mensagem por Bicalho em Sab Jun 10, 2017 12:09 am

Não resta a menor dúvida de que há uma repercussão em torno do processo de terceirização do trabalho no Brasil. Esse processo é definido como um conjunto de medidas que possibilitem às empresas contratar funcionários fora da organização para executar as diversas funções. Com isso, emitindo fatores positivos e negativos quanto a existência de novas vagas de emprego, desrespeito aos direitos trabalhistas e, por consequência, a um salário digno. Por isso, o Brasil adquire a difícil missão de atuar como agente regulador e resolver esse problema.

De início é válido destacar que com a chegada da família real, no período de Brasil colônia, houve a quebra do pacto colonial, possibilitando que a matéria prima fosse exportada, manufaturada na Inglaterra e revendida a altos preços para o território brasileiro, enriquecendo o continente Inglês. Com isso, terceirização seria uma forma de beneficiar as futuras empresas estrangeiras que lucrariam com a revenda aos cidadãos. No entanto, com a instalação desse mecanismo, por consequência, proporcionaria uma significativa redução do número de desempregados, assim, melhorando a qualidade de vida.

Outro fato digno de nota, é o afrontamento às Leis trabalhistas quanto ao direito constitucional dos trabalhadores, assim, a empresa terceirizadora não seria obrigada a arcar com o seguro desemprego, auxílio transporte ou qualquer vínculo "empresa trabalhador". Ademais, o salário base seria reduzido, uma vez que o empresário por trás da contratação de serviço, buscará meios para cortar custos que, provavelmente, sairão do salário do funcionário.

Diante dos fatos mencionados, é perceptível que o processo de terceirização trará mais malefícios que benefícios para os trabalhadores. Portanto, é necessário que, primeiramente, os advogados trabalhistas, em conjunto com o CDC -Código de Defesa do Consumidor- "lutem" para a instalação de um vínculo comercial que reduza os preços cobrados pelos produtos comercializados pelas novas empresas estrangeiras, uma vez que a matéria bruta seria toda retirada do território brasileiro. Por fim, os sindicatos, com o apoio dos trabalhadores e com base na Constituição Federal, debata contra a redução do salário e a favor da permanência de seus direitos.
avatar
Bicalho
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 9
Pontos : 17
Data de inscrição : 12/03/2017
Idade : 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Terceirização do trabalho no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 18, 2017 3:57 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 810
Pontos : 946
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum