TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual

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TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual

Mensagem por ANNA1292 em Ter Jun 06, 2017 12:28 pm

Na série futurista Black Mirror o episódio "Perdedor" retrata a história de Lacie que vive em um mundo onde o perfil das pessoas é feito por uma classificação de comportamento na mídia social, fora das telas é uma realidade no mundo. Dentre tantos fatores relevante, destacam-se a fantasia de achar que a vida real é igual a virtual e a perda da saúde mental, tornando necessário a tomada de medidas para solucionar a questão.

É observado uma grande exposição nas redes sociais onde todos são felizes, família perfeita, lugares perfeitos, esteriótipo de beleza. Com esse bombardeio de informações, a mente das pessoas está cada vez mais afetada, por almejar a vida perfeita do mundo virtual. Por outro lado, a internet possibilitou fazer diversas tarefas sem sair de casa melhorando o acesso as informações.

Ademais, foi realizado um estudo no Reino Unido com jovens entre 14 a 24 anos onde constatou que "o Instagram é a pior rede social para à saúde mental, as mulheres são as mais afetadas, pois se comparam com versões irreais altamente editáveis e filtradas." Fazendo com que a sociedade busque a qualquer custo se enquadrar nos padrões impostos pela mídia social, ao custo de causar problemas de saúde física e mental. Doenças como bulimia, anorexia, depressão e várias outras acontecem por buscar esse padrão. No entanto o Youtube foi apontado " como a rede com maior impacto positivo nos usuários", mostra que com moderação a internet pode ser uma boa aliada.

Urge, portanto, medidas que precisam ser tomadas a fito de diminuir as perigosas consequências que a internet pode ocasionar aos usuários. A Receita Federal em parceria com o Mistério das Comunicações poderá investir maior parte dos recursos arrecadados em campanhas midiáticas que incentive a forma correta de usar a internet. De acordo com Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele." Assim sendo, o MEC instituíra nas instituições de ensino palestras educativas sobre o uso consciente da internet, distribuição de cartilhas com o fito de conscientizar as futuras gerações e impedir futuros problemas.

ANNA1292
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Re: TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual

Mensagem por Francis Bacon em Sex Jun 09, 2017 3:49 am

Na série futurista Black Mirror[,] o episódio "Perdedor" retrata a história de Lacie que vive em um mundo onde o perfil das pessoas é feito por uma classificação de comportamento na mídia social, fora das telas é uma realidade no mundo[?]. Dentre tantos fatores relevantes, destaca-se a fantasia de achar que a vida real é igual a virtual e a perda da saúde mental, tornando necessário a tomada de medidas para solucionar a questão.

É observado uma grande exposição nas redes sociais onde todos são felizes, família perfeita, lugares perfeitos e esteriótipo de beleza fazem parte desse contexto. Com esse bombardeio de informações, a mente das pessoas está cada vez mais afetada[] por almejar a vida perfeita do mundo virtual. Por outro lado, a internet possibilitou fazer diversas tarefas sem sair de casa melhorando o acesso as informações[F = você não abordou esse contra-argumento na tese].[A = você não explicou COMO a grande exposição se desenvolve em problema ]

Ademais, foi realizado um estudo no Reino Unido[,] com jovens entre 14 a 24 anos[,] onde constatou-se que o Instagram é a pior rede social para a saúde mental[.] As mulheres são as mais afetadas, pois se comparam com versões irreais altamente editáveis e filtradas. [C] Fazendo com que a sociedade busque a qualquer custo se enquadrar nos padrões impostos pela mídia social, ao custo de causar problemas de saúde física e mental. Doenças como bulimia, anorexia, depressão e várias outras acontecem por buscar esse padrão[?]. No entanto[,] o Youtube foi apontado " como a rede com maior impacto positivo nos usuários", mostra que com moderação a internet pode ser uma boa aliada[F = estou percebendo que você está tentando fazer a estrutura argumento/contra-argumento. Porém, você está fazendo isso errado!!! O que tem a ver o Youtube ter sido considerado bom para a população em contrapartida ao Instagram??? Se quiser trabalhar nessa linha de escrita, não se esqueça de explicitar as diferenças entre os dois lados e o que um deles pode melhor no outro e vice-versa].

Urge[!], portanto, medidas que precisam ser tomadas[! = Larga a Débora!!!] a fito de diminuir as perigosas consequências que a internet pode ocasionar aos usuários[,] a Receita Federal em parceria com o Mistério das Comunicações poderá investir maior parte dos recursos arrecadados em campanhas midiáticas que incentive a forma correta de usar a internet. De acordo com Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele." Assim sendo, o MEC instituíra nas instituições de ensino palestras educativas sobre o uso consciente da internet, distribuição de cartilhas com o fito de conscientizar as futuras gerações e impedir futuros problemas.[F = consegue perceber que a sua proposta de intervenção está TÃO SUPERFICIAL em relação ao assunto discutido no texto que se eu copiar esse parágrafo e colar em outra redação sobre outro assunto, ele continuará fazendo sentido?]

Nota:
I
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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