TEMA: Consumismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Consumismo

Mensagem por Cassi25 em Dom Maio 28, 2017 5:46 pm

Facilidade de Crédito

Atualmente o Brasil vive o "Boom" do consumismo e isso tornou-se uma tendência também em outros países. isso só foi possível pelo advento de novas tecnologias que facilitam na hora da compra. Com o mundo globalizado, também criaram-se padrões a serem seguidos, os chamados esteriótipos, que definem diretamente o melhor ou o mais adequado estilo de vida a ser seguido. Nesse cenário, a consciência e o equilíbrio deveriam caminhar juntos.

Bancos e empresas de cartões de crédito geralmente lucram com a facilidade que um cidadão tem na hora de adquirir um produto, ou seja, ele não paga com o dinheiro em espécie, o que o faria ter uma postura mais consciente do uso de seu capital, e sim utilizando-se de um cartão. O resultado é que muitas vezes tome ciência de seu investimento apenas no momento em que vai pagar a fatura. Isso faz com que muitas pessoas estejam atualmente inadimplentes pelo acúmulo de dívidas, em sua maioria de origem de cartão de crédito.

No presente momento uma outra causa para o consumismo estar em evidência são os esteriótipos, que determinam padrões de característica humana, seja ditando a moda ou influenciando no comportamento. Filmes, novelas e comerciais são responsáveis por veicular a maior parte dessas tendências. Assim, muitas pessoas são influenciadas e acabam sendo descontroladas em suas finanças, fazendo com que façam uma má gestão de sua renda com impossibilidade de terem qualidade de vida.

Dessa forma é necessário que as pessoas desenvolvam uma postura consciente de seus gastos e que tenham equilíbrio nas suas decisões de compra. O governo poderia criar incentivo para o ensino de educação financeira nas escolas para que crianças e adolescentes antes de se inserirem no mercado de trabalho, aprendam a não deixarem de consumir, mas fazê-lo de forma ajuizada. A propaganda não poderá deixar de existir, pois ela faz parte da divulgação de um produto. Em contrapartida, filmes e novelas em suas produções poderiam transmitir o quanto o consumismo exacerbado é maléfico, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente de suas ações, tendo em vista o aumento da qualidade de vida desses indivíduos.
avatar
Cassi25
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 05/05/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Consumismo

Mensagem por Francis Bacon em Sex Jun 09, 2017 3:49 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum