TEMA: Perigos do universo digital

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TEMA: Perigos do universo digital

Mensagem por Luan Soares em Qua Maio 24, 2017 2:10 pm

A outra face da internet

O jogo da baleia azul um fenômeno que surgiu em uma rede social russa, tem por objetivo o suicídio de adolescentes. Atualmente este jogo se viralisou na internet e ocasionou a morte de centenas de jovens que sofriam de depressão. Esse fato traz à tona que o uso da internet pode ser extremamente perigoso, e que requer um cuidado especial principalmente dos pais.

Um dos principais pontos negativos da internet é que o seu consumo gera uma certa dependência, e a sua ausência gera desconforto e isso pode levar o usuário ao isolamento do mundo físico. E com o passar do tempo, sem os devidos cuidados a pessoa se torna incapaz de viver sem a internet.

Outro ponto de vista negativo da internet é o acesso precoce de material pornográfico. A pornografia traz uma ideia deturpada do que é ter uma vida sexual, portanto crianças que entram em contato com esse tipo de conteúdo assimilam que as práticas vistas são o  que realmente acontece portanto acaba considerando estes atos normais. Isso pode trazer facilidade aos pedófilos pois suas vítimas podem entender que o ato sexual é algo normal independentemente de sua idade.

Com tudo é possível saber exatamente o que os adolescentes estão acessando pois as empresas provedores de internet disponibiliza algumas ferramentas que podem impedir o acesso ao conteúdo inapropriado. Mas além disso os jovens necessitam mais do que apenas a vigilância de seus pais, mas também de suas orientações. A conversa e o diálogo pode ser ajuda de maior impacto.
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Re: TEMA: Perigos do universo digital

Mensagem por Francis Bacon em Sex Jun 09, 2017 3:48 am

A outra face da internet


O jogo da “Baleia Azul”[,] um fenômeno que surgiu em uma rede social russa, tem por objetivo o suicídio de adolescentes. Atualmente esse jogo se viralisou[!] na internet e ocasionou a morte de centenas de jovens que sofriam de depressão. Esse fato traz à tona que o uso da internet pode ser extremamente perigoso[] e que requer um cuidado especial principalmente dos pais.

Um dos principais pontos negativos da internet é que o seu consumo gera uma certa dependência[] e a sua ausência gera desconforto e[C] isso pode levar o usuário ao isolamento do mundo físico. E[C] com o passar do tempo, sem os devidos cuidados[,] a pessoa se torna incapaz de viver sem a internet.[A = faltou uma argumentação para comprovar]

Outro ponto de vista negativo da internet é o acesso precoce de material pornográfico. A pornografia traz uma ideia deturpada do que é ter uma vida sexual, portanto[,] crianças que entram em contato com esse tipo de conteúdo assimilam que as práticas vistas são o que realmente acontece[,] portanto[C][,] acaba considerando estes atos normais. Isso pode trazer facilidade aos pedófilos[,] pois suas vítimas podem entender que o ato sexual é algo normal independentemente de sua idade.[A]

Com tudo[C = contudo, não?][,] é possível saber exatamente o que os adolescentes estão acessando pois as empresas provedores de internet disponibiliza algumas ferramentas que podem impedir o acesso ao conteúdo inapropriado. Mas[,] além disso[,] os jovens necessitam mais do que apenas a vigilância de seus pais[] mas[C] também de suas orientações. A conversa e o diálogo pode ser ajuda de maior impacto.

Nota:
I
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
II
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
V
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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