TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI

Mensagem por lucaspole em Qui Maio 18, 2017 1:53 pm

Sociedade Corrupta, Porém Criativa

Em 1976, o ex-jogador Gérson ao fazer um comercial na televisão proferiu, o que ficou conhecido como Lei de Gérson, “gosto de levar vantagem em tudo”. Essa expressão define o que é o jeitinho brasileiro na sua conotação negativa. Diante disso, é comum o “jeitinho” relacionado com as pequenas e grandes corrupções existentes no Brasil, além disso ele revela um pouco da cultura brasileira.

O impacto das pequenas corrupções na sociedade brasileira reflete a corrupção em grande escala existente no país. Haja vista que, alguém que fura fila, aceita troco errado ou cola em provas são corruptos da mesma forma que os “grandes corruptos”. No entanto, essa questão de levar vantagem em cima de outros indivíduos implica, em última análise, uma sociedade formada por criminosos, que não respeitam as ideias igualitárias presente na constituição.

O tamanho do jeitinho brasileiro pode ser vislumbrado ao checar algumas estatísticas. Por exemplo, pesquisas feitas pela Universidade Federal de Minas Gerais apontam que pelo menos 1 a cada 3 brasileiros acreditam que não é corrupção sonegar impostos com alta taxa. Ademais, a ONG transparência internacional no ano de 2016, verificou a percepção de corrupção em 176 países, o Brasil ficou no rank entre os países muito corruptos. Contudo é necessário resolver esse lado negativo do “jeitinho”.

No entanto, essa expressão possui um lado positivo que remete a capacidade brasileira de resolver problemas de forma criativa. Isso é mais perceptível em um momento de crise financeira que o pais está atualmente, já que cada vez mais necessário usar a criatividade para superar esse momento. Embora o jeitinho brasileiro revela uma sociedade corrupta a expressa também mostra a criatividade na cultura brasileira.

É importantíssimo resolver o problema da corrupção em qualquer escala. Para isso é fundamental que os três poderes do Estado ajam com leis mais rigorosas aos crimes de corrupção. Além disso, é fundamental que o Tribunal de Contas da União seja mais inflexível com os crimes de corrupção. Por fim, cabe a família educar os filhos desde de cedo para que ele não virem corruptos. Dessa forma, lidando melhor com esses crimes em alta escala e também evitando os de baixa escala.
avatar
lucaspole
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 20/02/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI

Mensagem por Francis Bacon em Sex Jun 09, 2017 3:48 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum