TEMA: A prática de bullying nas escolas do Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A prática de bullying nas escolas do Brasil

Mensagem por 161150336 em Sab Maio 13, 2017 6:06 pm

Casos de suicídio entre adolescentes vem tornando-se frequentes na mídia, uma fase em que tudo é muito novo e cheio de mudanças, os jovens muitas vezes acabam ficando perdidos e confusos. Um fator que pode deixar tudo mais complicado é a prática de bullying nas escolas brasileiras, trata-se de uma agressão física ou moral extremamente danosa para o amadurecimento do indivíduo, que é incitada geralmente pela orientação sexual, raça, religião ou etnia. Mas por que é tão difícil solucionar esse problema, que de novo não tem nada.

Primeiramente, temos que ressaltar o desinteresse de muitos pais na vida escolar de seus filhos. Na maioria das casas brasileiras o assunto sobre a vivência acadêmica dos filhos gira em torno apenas dos resultados e tudo que foge a esse tema é taxado como irrelevante, porém os pais devem entender que a promoção do crescimento saudável do jovem vai além de uma simples nota. Nesse sentido, cabe não só aos pais assim como a família criar um ambiente de carinho e acolhimento, onde o jovem sinta-se à vontade para poder contar tudo que está perturbando-o.

Outro fato que está atrelada ao problema da perduração do bullying é a omissão das escolas frente aos casos ocorridos. As escolas públicas, e até mesmo as particulares não possuem um grande contingente de pessoal o que dificulta estar no controle de todos os seus ambientes, facilitando assim à prática de agressões. A falta de pessoal somada as punições brandas dadas aos agressores, faz com que o ambiente escolar seja o protagonista de muitos casos de bullying o que pode ser percebido se observarmos o dado disponibilizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) em 2015, onde afirma que aproximadamente 17,5%  dos estudantes adolescentes de 15 anos sofrem alguma forma de bullying “algumas vezes por mês”.

Portanto, pode se perceber que o caminho para extinguir o bullying das escolas ainda é longo. Deve haver uma ação em conjunto da escolas com as famílias, onde as famílias devem buscar demonstrar maior interesse na vida dos adolescentes, proporcionando-os um ambiente em que se sintam seguros para contar todos os seus problemas; por conseguinte as escolas devem criar regulamentos rígidos contra a prática de bullying, além de possuírem um profissional capacitado para apoio das vítimas, bem como para a promoção de projetos, como por exemplo um semana de luta contra o bullying, onde teria palestrantes de diversas áreas profissionais abordando o tema. Só assim os casos de bullying poderiam deixar de fazer parte do nosso dia-a-dia.

161150336
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 13/05/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A prática de bullying nas escolas do Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:57 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum